JVF Empreendimentos Imobiliários

Blog

Saiba como cultivar plantas no apartamento

Plantas amenizam temperatura de apartamentos
Compartilhe

Aconchego, beleza e alegria são algumas das características que as plantas trazem para os ambientes. Sem gastar muito e usando a criatividade, é possível utilizar esse recurso para deixar o apartamento mais belo e agradável, com uma decoração viva e o benefício de trazer um pouquinho de natureza para dentro do lar.

Com opções de plantas menores e de espaços criativos, é possível cultivar em locais menores e sem incidência solar direta, observando os cuidados e acertando na escolha das espécies.

“Planta em casa traz energia positiva ao ambiente, alegra, enfeita, traz um colorido especial, ajuda na saúde mental e medicinal, purifica o ar, tem baixo custo, é motivacional, ocupacional, encanta pela beleza e incentiva a criatividade dos moradores”, opina a jardinista, paisagista e proprietária da FLOR&SER, Tatiana Marques de Pinho.

Para escolher o local onde manter uma planta, a dica da especialista é: se você consegue ler uma bula de remédio neste local, sem ter que acender a luz, pode ter uma plantinha naquele espaço.

“Temos várias opções de vasos e suportes disponíveis para poder usar e combinar com o ambiente. Não precisa ser um local espaçoso. Uma parede, um cantinho, uma bancada, um balcão, até sobre a mesa podemos colocar uma planta que logo muda o olhar sobre este ambiente. A riqueza natural que dispomos é incrível e sabendo disso, podemos colocar plantas em qualquer local, basta que este receba a luz do sol. Mas não precisa ser diretamente sobre a planta, pois temos espécies que nem gostam da luz solar direto nelas, a exemplo das samambaias”, pontua Tatiana.

 

Tatiana Marques, paisagista

 

Cultivando em apartamento

No apartamento, as plantas podem ser cultivadas na varanda, onde é possível, por exemplo, colocar uma horta cheia de temperos, como salsa, coentro, cebolinha, manjericão, alecrim ou até saladas. Até mesmo pode-se ter árvores frutíferas em vasos.

Se o apartamento não tem um espaço de varanda, existem várias possibilidades de folhagens para serem usadas, como as samambaias, as rendas portuguesa e inglesa e muitas outras.

“Até no banheiro podemos colocar planta, só precisamos analisar o local e definir a espécie conforme as condições dele”, aponta Tatiana.

 

Dicas de jardinagem

Natureza e bem-estar

Em tempos nos quais ficar mais tempo em casa se tornou uma necessidade, o hábito de cultivar plantas traz algo além da beleza: o conceito de bem- estar. Afinal, um pouquinho de natureza em casa faz toda a diferença no acolhimento e conforto do ambiente.

Tatiana comenta que uma tendência cada dia mais presente na escolha de um imóvel e da decoração deste, é o “Urban Jungle” estilo que consiste em incluir plantas e elementos ligados ao meio ambiente concentrados no interior das residências.

Esta é uma forma de trazer muita personalidade e resgatar o contato com a natureza, que ficou mais comum após a necessidade de ficar em casa, durante a pandemia de Covid-19.

“As plantas ajudam na saúde mental, física e trazem acolhimento para nós. Não dá para pensar em lugar aconchegante sem que nele tenha uma plantinha. Elas são inspiradoras, coloridas, perfumadas, tem formas, cores e tamanhos diferentes. Isso também possibilita ter várias utilizações na hora de decorar”, opina a paisagista.

 

Jardinagem dicas

 

Refrescando o ambiente

Ter uma boa incidência solar no apartamento é algo muito positivo e que certamente é um fator fundamental na escolha do imóvel, mas em uma cidade quente como Salvador, é importante também ter recursos para manter a temperatura do apartamento mais agradável.

As plantas, segundo arquiteta Daniela Cunha, são uma ótima opção para o conforto térmico de um ambiente. Elas são capazes de absorver calor até um certo ponto, mas principalmente contribuem para o conforto térmico aumentando a umidade do ar no ambiente.

Daniela ressalta, que, na hora de escolher uma planta é preciso atentar que ela é um ser vivo e que tem necessidades específicas, buscando escolher não apenas pela estética, mas também buscar aquela que melhor se adeque as condições ambientais do apartamento.

 

Dicas de jardinagem

 

Em comunidade

Mesmo para quem mora em apartamento, o cultivo de plantas não precisa ocorrer apenas dentro das paredes de casa. Os moradores do condomínio Vivace Cabula VI, um dos empreendimentos da JVF, encontraram uma forma de plantar alimentos de forma coletiva. Eles iniciaram uma horta comunitária feita em um espaço dedicado para esta finalidade, onde foram plantados alguns itens alimentares, como temperos.

Algumas pessoas se propuseram a cuidar da horta e das plantas, com um suporte pontual do jardineiro do empreendimento. Porém, todos os moradores podem ter acesso ao que está plantado lá e ao espaço.

 

 

O cuidado certo

Muitas pessoas têm o desejo de ter mais plantas em casa, mas uma das dificuldades que encontram é justamente na hora de dar o cuidado certo para que elas se desenvolvam com saúde. Confira algumas dicas da jardinista, paisagista e proprietária da FLOR&SER, Tatiana Marques de Pinho para cultivar da forma correta e fazer as melhores escolhas para ter plantas em casa:

– Quais são as melhores opções de plantas para quem mora em apartamento?

As opções são muitas. Podemos ter até plantas frutíferas em vasos. Hoje, temos várias espécies, de pequeno porte como jabuticabas, goiabas, amoras, acerolas, cajaranas, figos, limões e mangas. As flores também são uma ótima possibilidade: rosas, petúnias, margaridas, azaleias, violetas, uma infinidade de opções que vão deixar o ambiente mais leve, bonito e colorido. Se no local bater sol direto, até rosas do deserto podemos cultivar.

Mas, caso seu apartamento não tenha um espaço de varanda, também existem muitas possibilidades de folhagens para serem usadas, por exemplo as samambaias, as rendas portuguesa e inglesa, as peperômias, as jiboias, as zamioculcas, as dracenas, as suculentas e muitas outras. O que é importante é avaliar o local e, de acordo com as condições de incidência solar, espaço e ventilação, definir a espécie.

– Quais os principais cuidados que se deve ter com as plantas, de forma geral?

Os cuidados com as plantas são rotineiros. O primeiro deles é regar na quantidade certa e a dica que dou nesse caso é só molhar quando a terra estiver seca. Em segundo lugar, é preciso adubar no mínimo, uma vez por mês. Temos vários tipos de adubo com fácil aplicação que podem ser utilizados. Em terceiro lugar, é preciso fazer pequenas podas de limpeza, para retirar as folhas secas.

Para um cultivo adequado, basta escolher o ambiente correto, de acordo com o tipo de planta, vaso certo para cada espécie, um substrato de boa qualidade, molhar sempre que necessário e adubar para que a planta não sofra.

– Como integrar as plantas na decoração?

Existem muitas formas. Em cima de uma mesa, um balcão, uma prateleira, um vaso no chão, uma parede criando um jardim vertical, uma varanda para fazer “Urban Jungle”.

Não tenha medo de misturar cores e espécies! Brinque com diferentes texturas, cores e formatos de folhas. Só se atente as condições das plantas e mantenha juntas espécies que gostem das mesmas condições de luz e água.

 

Jardinagem dicas

 

Deixe uma resposta