JVF Empreendimentos Imobiliários

Blog

Imóveis na planta, uma ótima maneira de investimento imobiliário

Compartilhe

Você está pensando em investir em imóveis, mas não tem muito capital ou não quer comprometer demais seu orçamento? Saiba que no mercado imobiliário há opções de investimento para diversos perfis de investidores. Nesse caso, investir em imóveis na planta pode lhe trazer diversas vantagens, dentre ela a maior é lucro garantido em longo prazo.

É muito comum a gente ouvir de que a compra de imóveis na planta é um investimento de risco. É verdade que a compra de um imóvel na planta inclui risco, já que a construção ainda será feita com o dinheiro que os compradores irão pagar a construtora e está passível a diversos imprevistos e possíveis atrasos.

Em geral, a entrega de um imóvel na planta varia de 18 a 36 meses. O prazo é estipulado de acordo com as instalações do empreendimento e o que está incluso, como a área de lazer, por exemplo.

Contudo, para aqueles que estão em busca de investimento em imóveis ou uma moradia em longo prazo, pode ser uma ótima opção.

As vantagens de comprar imóveis na planta

Tradicionalmente, o investimento em imóveis é tido pelos analistas financeiros como um investimento seguro. Daí surgiu o ditado popular “Quem compra terra não erra”.

No entanto, com o passar dos anos e a mudança nas perspectivas financeiras, o perfil do investidor do mercado imobiliário acabou se transformando. Assim surgiram investidores que buscam oportunidades em ter lucros maiores, ainda que isso inclua um certo risco.

Os investidores imobiliários que optam pela compra de imóveis na planta, geralmente, pretendem vender o imóvel, seja antes ou depois da conclusão da construção. Dessa forma, lucra-se com a valorização do mesmo.

Confira 5 vantagens de se investir em imóveis na planta:

1. Instalações novas e modernas

Uma das maiores vantagens de se comprar um imóvel na planta é que você irá ser proprietário de uma instalação nova e moderna.

Dessa forma, você não terá problemas com reformas e reparos, como vazamentos e instalações elétricas, por exemplo.

2. Possibilidade de personalizar

Já que o imóvel ainda será construído, você tem a possibilidade de adaptar de acordo com o seu gosto ou com a forma que você ache que melhor irá agradar um possível comprador.

Você pode optar por colocar bancadas, piso, construir cômodos, deixar cômodos mais amplos e etc. Isso tudo irá valorizar ainda mais seu imóvel.

Se você compra um imóvel que já está pronto e quiser fazer essas mudanças, certamente terá mais transtornos e custos.

3. Valorização do imóvel quando construído

A entrada de um imóvel na planta varia em torno de 30% ao valor total do imóvel.
Em um imóvel já pronto, a entrada é em torno de 10% a 20% do valor total do imóvel.

Em imóveis na planta, a entrada é maior pois é preciso que a obra tenha início, e os próprios compradores irão financiar essa construção.

Contudo, o valor de um imóvel na planta costuma ter a valorização de cerca de 30% da quantia inicial paga. Nesse valor, já está descontado a taxa de corretagem.

Um exemplo prático: Se ao comprar o imóvel na planta no valor de R$ 180 mil, quando você for receber as chaves ele já estará custando R$ 234 mil.

4. Possibilidades maiores de escolha

Ao comprar um empreendimento na planta você possui uma maior liberdade de escolher no andar mais alto ou baixo, do lado que bate o sol de manhã e entre outras escolhas.

5. Mais comodidades aos proprietários

Os imóveis na planta, em geral, possuem mais comodidades, que vão além da área de lazer completa, como salão gourmet, academia, quadra de esportes e etc.

Além do mais, esses empreendimentos contam com sistema de segurança modernizado e eficaz.

A maior vantagem é que o comprador desfrutará de todas essas facilidades por um preço relativamente baixo, já que o preço é dividido por todos os moradores.

Tudo isso valoriza ainda mais o imóvel, tendo em vista que, atualmente, as pessoas estão dispostas a pagar mais por conforto e segurança em um empreendimento. Então, isso certamente fará diferença na hora que você for vender ou alugar o imóvel que comprou na planta.

Cuidados na hora de comprar um imóvel na planta

Em geral, o valor total de um imóvel comprado na planta é menor. Mas, como falamos anteriormente, a compra de um imóvel na planta é um investimento que possui um certo risco.

Para diminuir suas preocupações, saiba que é possível diminuir esse risco ao atentar para os seguintes pontos:

1. Verifique a reputação da construtora

O maior risco que o comprador tem é de nunca receber as chaves do imóvel, pois pode acontecer da incorporadora entrar em falência e se iniciar uma grande batalha judicial para reaver aquilo que você já investiu.

Nos últimos cinco anos, por exemplo, o número de construtoras que abriram falência cresceu consideravelmente em todo o país.

Os atrasos nas obras são muito comuns em empreendimentos comprados na planta. Tanto que alguns contratos já até preveem atrasos de seis meses a um ano.

Assim, para diminuir o risco de atrasos excessivos e outros tipos de problema, pesquise muito sobre a reputação da construtora e o se os imóveis entregues anteriormente aconteceram dentro do prazo. Conversar com compradores de empreendimentos já entregues também é um ótimo recurso para ficar mais tranquilo na escolha do imóvel.

2. Analise seu orçamento e faça perspectivas para o futuro

Outro ponto importante a se levar consideração é em relação ao seu orçamento. É muito comum que na hora da compra você esteja em uma situação financeira estável, mas dois anos depois, quando houver a entrega da chave, a situação não esteja tão boa assim e você não consiga pagar as parcelas.

Esse panorama é muito comum faz com que o comprador seja obrigado a entrar no financiamento da construtora, que possui juros bastantes altos ou pagar multas contratuais e até mesmo perder o imóvel.

Por isso, antes de comprar um imóvel na planta, verifique seu orçamento para não ter esse tipo de problema no futuro e questione se caso você tenha um imprevisto, como a perda de um emprego, por exemplo, conseguirá arcar com o financiamento do imóvel na planta.

3. Leia e releia o contrato

É fundamental antes de fechar o negócio é ler com atenção o contrato e se certificar que não há taxas de serviços inclusos. Para não pagar taxas indevidas, peça a ajuda de um advogado verificar o contrato e se os valores estão de acordo com o convencional.

4. Registre toda a negociação

As negociações devem ser todas registradas, tanto de forma física quanto virtual. Esse cuidado é importante para que você não tenha problemas no futuro. Por isso, guarde os folhetos, e-mails, tire fotos da maquete e etc.

Dessa forma, se algo não sair como o prometido você tem como cobrar perante a construtora.

Considerações finais sobre o investimento em imóveis na planta

O investimento em imóveis na planta é um segmento do setor imobiliário que tem crescido cada vez mais. As facilidades de financiamento e os preços menores são responsáveis por alimentar esse novo perfil de investidor.

Com essas informações, certamente, você terá maiores subsídios para fazer o investimento certo e sem dor de cabeça.

Pesquise os imóveis e, daqui há algum tempo, usufrua dos lucros!

Deixe uma resposta