JVF Empreendimentos Imobiliários

Blog

Taxa de Condomínio: o que é e como é calculada?

Taxa de Condomínio
Compartilhe
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Tem coisa melhor do que ter um imóvel próprio? Provavelmente não, principalmente para quem já se viu refém do aluguel durante anos ou até mesmo décadas. Mas a verdade é que mesmo que a compra de um apartamento novo seja um avanço na vida de toda família, é preciso que a mesma pense nos custos relacionados ao novo imóvel. 

No caso de um apartamento novo, um desses custos é a taxa de condomínio. Ainda que, na verdade, ela seja também uma maneira de sua família economizar em vários outros aspectos, ainda assim é preciso pensar nessa taxa como uma responsabilidade e custo mensal fixo. 

Quer entender definitivamente o que é a taxa de condomínio? Continue lendo e descubra o papel dela na vida de todos os condôminos!

Afinal, o que é a Taxa de Condomínio? 

Se você nunca morou em um prédio, talvez o conceito de taxa de condomínio soe confuso, certo? A verdade é que ela é muito mais simples do que parece, e tem um papel fundamental na qualidade de vida de todo mundo que mora em condomínio. 

A taxa de condomínio é um valor mensal, pago por todos os proprietários ou locatários do prédio, e garante não só a manutenção de toda a estrutura do local, mas também o pagamento de funcionários e custeio de comodidades oferecidas dentro do próprio condomínio

Afinal, manter a área de lazer do prédio sempre limpa e segura para todos os moradores não é simples, e é com essa taxa que é pago a limpeza periódica da piscina e manutenção de equipamentos. 

A Taxa de Condomínio é obrigatória? 

Uma questão comum, e que confunde até mesmo muitos condôminos, é quanto à obrigatoriedade do pagamento da taxa de condomínio. Se esse é o seu caso, vamos dar uma resposta direta: sim, a taxa de condomínio é obrigatória. 

Inclusive, continua sendo obrigatória mesmo que você seja proprietário de um apartamento no prédio, mas não esteja morando nele. Isso porque os valores de todas as despesas do condomínio é rateada entre os moradores, e se um não paga, obviamente passa a faltar dinheiro para pagar a manutenção necessária. 

Em caso de falta de pagamento, a administração do prédio pode colocar o morador inadimplente na justiça, exigindo o pagamento de todo valor devido. Alguns casos até mesmo levaram ao leilão do imóvel e expulsão do morador, para quitar a dívida. 

Qual a importância da Taxa de Condomínio?

Não há dúvidas de que comprar um apartamento é um investimento, inclusive de longo prazo, certo? Seria totalmente decepcionante se depois de 1 ou 2 anos você percebesse que a estrutura do prédio está deteriorada e as áreas de lazer inutilizáveis. 

A taxa de condomínio é a garantia de que toda a estrutura e manutenção do prédio vai ser mantida em dias, dando à sua família a possibilidade de usufruir quando quiser de uma área de lazer limpa, segura e agradável. 

Como a Taxa de Condomínio é calculada?   

Outra questão importante diz respeito aos cálculos necessários para chegar ao valor da taxa de condomínio. Saber isso não é importante apenas para o síndico, mas também para os moradores, que poderão acompanhar de maneira mais consciente os valores cobrados pela administração do prédio. 

De uma forma geral, a taxa precisa ser calculada pensando em todos os custos relacionados à manutenção do prédio, incluindo contas de luz e água gastos nas áreas comuns, salário de funcionários ou outros serviços oferecidos aos moradores. 

Porém, existem alguns métodos diferentes de cálculo da taxa de condomínio, que levam em consideração outros aspectos do prédio, como o tamanho dos imóveis, por exemplo. Nos acompanhe mais um pouco e entenda melhor esse processo. 

Quais as diferenças entre fração ideal e taxa por unidade? 

Hoje, o cálculo da taxa de condomínio pode ser feito através de dois métodos: o da fração ideal e o da taxa por unidade. Antes de comprar um apartamento, é importante que você se informe qual desses dois métodos é utilizado na administração do prédio, já que isso pode influenciar os valores que você paga. 

De uma maneira geral, o método da fração ideal divide a taxa de condomínio levando em consideração o tamanho do imóvel do proprietário no prédio. Ou seja, se você é dono de um imóvel maior, na cobertura, por exemplo, pagará proporcionalmente mais do que os proprietários de imóveis menores no mesmo prédio. 

Já na taxa por unidade, todas as despesas são calculadas e divididas igualmente entre todos os proprietários, independente da metragem do imóvel. 

Agora que você já sabe o que é taxa de condomínio e como é calculada, confira 4 dicas de convivência em condomínio, válidas desde o síndico até o morador.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta