JVF Empreendimentos Imobiliários

Blog

Tamanho ideal do seu apartamento: Saiba como calcular

jvf empreendimentos
Compartilhe
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Comprar um apartamento é um grande passo na vida de qualquer família. Por isso, deve ser algo pensado e planejado com cuidado, considerando que, para muitos, este é o investimento de toda uma vida

Exatamente por isso, calcular o tamanho ideal de seu imóvel é fundamental, pois caso você se arrependa após ter concluído a compra, terá um prejuízo enorme. Além de ter o incômodo de procurar novamente um imóvel, passar pela burocracia do financiamento e fazer a mudança.

Por isso, depois da localização, o tamanho passa a ser o fator mais importante na hora de escolher seu apartamento. E é aí que entra a grande questão: afinal, qual o tamanho ideal do apartamento? Continue nos acompanhando e confira nossas dicas!

Primeiro, entenda as opções de imóveis do mercado

É preciso buscar um imóvel que se adeque às suas necessidades pessoais, preferências, demandas e expectativas de moradia, e isso é um fato. Esse imóvel deve ainda caber em seu orçamento, já que vale lembrar que quanto maior a área construída, maior será o preço do imóvel.

Atualmente, a grande maioria dos lançamentos de empreendimentos incluem unidades com 2 ou 3 quartos (incluindo sempre uma suíte). Praticamente, não se encontra mais apartamentos com o número de quartos superior a isso.

Se essa for sua vontade, pode estudar essa possibilidade juntamente à construtora. Nos padrões modernos de construção, o “family room”, que é uma área que agrega a sala de estar e cozinha é quase um item obrigatório, e você também precisa levar isso em consideração.

Confira 10 dicas para calcular o tamanho ideal de seu imóvel:

Agora que você entendeu melhor as opções que o mercado disponibiliza hoje, fica mais fácil entender o que precisa avaliar para decidir o tamanho ideal do seu imóvel. Logo abaixo, confira uma lista dos pontos mais importantes que você precisa avaliar ao optar por um apartamento. Confira!

1. Considere o tamanho de sua família (número de moradores)

O primeiro passo para a escolha do tamanho de seu apartamento é considerar o tamanho da família. Isso porque, você não vai querer que sua família fique desconfortável em seu imóvel, não é mesmo?

Se você tiver filhos ou deseja ter em um futuro breve, você provavelmente deve buscar um apartamento bem dividido, ou seja, com uma quantidade de quartos que atenda a todos. Afinal, privacidade é algo muito importante, e não se pode esquecer dos possíveis parentes que poderão visitar sua casa.

Mas, se você irá comprar um apartamento para morar sozinho ou em casal, um apartamento pequeno provavelmente será o suficiente.

2. Avalie seus planos para o futuro (planejamento familiar)

Para escolher o tamanho ideal de seu apartamento, considere o que você quer para sua vida a médio e longo prazo.

Por exemplo, se você namora e em 5 anos pretende casar, pode ser que um apartamento maior e com mais conforto seja mais adequado, tendo em vista que um imóvel é um bem durável e de longo prazo.

3. Pense em seus animais de estimação

Se você é daquelas pessoas que ama animais de estimação, deve ponderar isso na hora de escolher seu imóvel. Dependendo do porte e raça de um cão, por exemplo, é necessário um imóvel maior, de preferência uma casa com quintal para que os animais tenham mais espaço.

Já gatos e cães de porte menores se adaptam tranquilamente em um apartamento. Considere esses aspectos ao escolher seu imóvel, principalmente para não causar transtorno a você, seus vizinhos e nem ao animal, que irá sofrer em um espaço inadequado a ele.

4. Busque um apartamento que se adeque a seu estilo de vida

Você deve escolher um imóvel que tenha o tamanho que corresponda aos seus hábitos e estilo de vida.

Se você costuma receber os amigos, deve preferir um apartamento com uma sala e espaço maior. Se recebe hóspedes com frequência, deve dar preferência a um imóvel que tenha mais de um quarto para atender essa necessidade e dar liberdade aos outros moradores da casa.

Pense no que é indispensável para você e sua família ter em seu apartamento. De acordo com isso, planeje o espaço e tamanho que precisa.

5. Considere a idade dos seus filhos

No entanto, se você tem filhos, a idade deles também deve ser considerada na hora de escolher o tamanho ideal do seu apartamento.

Enquanto os filhos são pequenos, é mais fácil que eles não se importem em dividir o quarto. Porém, entre adolescentes, certamente irão querer privacidade e o espaço pode ficar pequeno demais para a família.

Por isso, se você já tem filhos, o ideal é buscar um apartamento que tenha quartos para todos.

6. Atente também para o espaço de garagem

Além de considerar o tamanho da moradia, é preciso que você leve em consideração ainda o espaço de garagem, principalmente se você tem ou pretende ter 2 carros no futuro.

Em geral, os prédios oferecem uma ou duas vagas de garagem. Avalie se o número de vagas oferecidas está de acordo com as necessidades de sua família.

7. Planeje a decoração ao espaço que deseja e precisa

Antes de comprar um apartamento, coloque no papel tudo que deseja para a decoração do mesmo, inclusive coisas que fazem parte do seu sonho de consumo. Considere também o tamanho dos móveis que você já tem ou deseja comprar.

Por exemplo, se você quer ter uma cama king size em seu quarto, deve verificar se há espaço o suficiente ou se vai ficar muito apertado quando colocar outros móveis, como o guarda-roupa e cômoda.

Se você deseja que o apartamento tenha uma área para um escritório e uma pequena biblioteca, coloque essa preferência em suas buscas e planeje o espaço conforme essa vontade.

Já se você deseja ter um espaço para cultivar plantas e ter uma mini horta, deve buscar um apartamento com espaço na varanda que dê para fazer isso.

8. Considere o tempo que você pretende ficar no apartamento

Por mais que um imóvel seja um bem durável, é importante ponderar o tempo que você pretende ficar nele. Por exemplo: um casal jovem ou uma pessoa solteira pode se adaptar em um apartamento pequeno e depois mudar para um maior quando for constituir família.

Já as famílias formadas que pretendem se estabelecer por muitos anos no imóvel, preferencialmente, devem buscar apartamentos melhores estruturados que atendam as necessidades de todos, como segurança, área de lazer e etc.

9. Considere se você tem o hábito de trabalhar de casa

Quem trabalha de home office frequentemente vai demandar um cômodo exclusivo para isso e que seja silencioso, ou seja, sem interferências.

Afinal, você precisará de tranquilidade e privacidade para produzir sem interferir na rotina dos outros membros da casa.

10. Avalie atentamente o imóvel

Ao visitar o apartamento que pretende comprar, leve um caderno e uma fita métrica para registrar as dimensões dos cômodos do imóvel. Anote os pontos fortes e fracos para fazer as análises e comparações depois.

Faça fotos também de todos os cômodos. Dessa forma, você terá uma maior dimensão de como ficará o imóvel quando estiver com sua decoração e mobília e se o mesmo atende suas necessidades.

Os lugares onde estão as janelas também são importantes para saber se o lugar será bem iluminado e ventilado.

Um engenheiro ou um arquiteto pode lhe ajudar nessa etapa e também para fazer uma inspeção profunda no imóvel para ver se há problemas estruturais, como rachaduras, vazamentos, entre outras questões.

Pronto! Agora você já sabe como escolher o tamanho ideal do seu próximo apartamento. Que tal conhecer como decorar ele? Acesse nosso post onde damos dicas de decoração e saiba como decorar e aproveitar todos os espaços que você terá.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta