JVF Empreendimentos Imobiliários

Blog

6 vantagens de morar em um apartamento que você não sabia

JVF Empreendimentos
Compartilhe

Na hora de comprar ou alugar um imóvel, é comum que você tenha dúvidas se quer morar em apartamento ou casa. Mas a verdade é que ambos os tipos de moradias possuem vantagens, e mesmo morar em apartamento pode ser uma experiência fantástica para toda família.

Mas claro que pensar bem antes de escolher é parte fundamental para que você e sua família sejam felizes no novo lar. Para não se arrepender no futuro, é importantíssimo considerar todos os aspectos que terão impacto direto no seu dia-a-dia, como segurança, lazer, espaço, comodidade, acessibilidade e localização.

Está em dúvida e quer descobrir, afinal, quais as vantagens de morar em apartamento? Nos acompanhe neste artigo e descubra 6 grandes vantagens e alguns pontos que você precisa avaliar antes de optar por um imóvel. 

Principais vantagens de morar em apartamento

1. Obtenha uma segurança completa

Quando se pensa em morar em apartamento, um dos primeiros pontos a serem considerados é a segurança. Felizmente, atualmente, a maioria dos prédios conta com portaria 24 horas, oferece monitoramento de câmera, controle restrito de visitantes e portões eletrônicos.

Morando em um apartamento, para receber qualquer pessoa dentro do seu lar, primeiramente vai precisar autorizar com o porteiro a entrada delas. Ao contrário disso, morando em uma casa, você está suscetível a ser incomodado por vendedores e pessoas estranhas batendo em sua porta. 

Além disso, é comum que os vizinhos em um condomínio acabem sendo mais próximos ou até mesmo amigos, e isso pode ser tornar mais um reforço na sua segurança: faz com que mais pessoas estejam atentas a possíveis movimentações estranhas no condomínio.

Se você é o tipo de pessoa que passa muito tempo fora de casa ou costuma viajar com frequência, morar em apartamento é provavelmente a opção que lhe deixará mais tranquilo com relação à sua segurança. Principalmente para aqueles que moram sozinhos, morar em apartamento é a melhor opção para ter menos preocupações.

Além disso, se a segurança estiver deixando a desejar em seu condomínio, pode resolver isso diretamente com o síndico, afinal ele é uma das principais pessoas que desejam zelar pelo bem-estar dos moradores.

2. Desfrute da área de lazer

Para garantir uma estrutura completa, os condomínios que possuem área de lazer precisam oferecer espaços especiais e serviços diversificados, como churrasqueiras, piscinas para crianças e adultos, playground, salão de festas, salão de reunião, entre outros.

Em espaços como o salão de festas e a área da churrasqueira, por exemplo, você pode usá-los para confraternizar com os amigos, economizando com o aluguel de locais externos ao seu condomínio. Alguns prédios possuem também academia própria, o que permite que você se exercite sem precisar pagar mensalidades e sair de casa, o que além de ser uma economia, é também cômodo.

Para quem tem crianças, ter um espaço de lazer que elas possam brincar com segurança e interagir com as outras crianças que moram no mesmo prédio é um grande benefício. Outro ponto importante, é que toda a limpeza e manutenção dessas áreas já está inclusa no valor pago do condomínio.

Ao decidir morar em uma casa com piscina, é preciso lembrar de incluir os custos com a manutenção e para mantê-la limpa. Além da despesa com a conta de água que você vai precisar arcar sozinho. Neste sentido, a ideia de morar em uma casa com jardim e quintal pode ser muito boa num primeiro momento, mas logo estará diante de exigências constantes para manter tudo em ordem.

3. Se beneficie com as regras de convivência do prédio 

As brigas com os vizinhos são algo recorrente e é comum que terminem em discussões, desavenças em delegacias e até mesmo processos judiciais.

Os moradores de um prédio ou condomínio possuem essa situação mais fácil de contornar, pois são conscientes de que devem viver de acordo com as regras que já são estipuladas pelo local.

O síndico atua então como uma espécie de mediador e deve trabalhar de forma efetiva para que essas normas de convivência sejam cumpridas. Através das normas internas do prédio, a convivência entre os moradores acaba sendo mais pacífica. 

Um dos pontos principais da regra de convivência de condomínios é relacionado ao silêncio. Em geral, essas moradias são mais tranquilas neste sentido. 

Diante disso, é precisa ficar por dentro das regras de convivência antes mesmo de se mudar e saber assim se elas estão de acordo com seu estilo de vida.

4. Forme laços de amizades com a vizinhança

Ao morar em apartamento, a proximidade entre vizinhos é mais uma vantagem. A amizade que pode se formar entre essas pessoas é capaz de facilitar muitas coisas, já que se você precisar de ajuda, vai ter alguém muito perto para lhe auxiliar.

Para quem tem crianças, a construção de laço de amizades também é muito bom, pois é uma forma segura de brincar com os amigos em uma área onde a segurança é completa. Além disso, você pode combinar com os outros pais um sistema de rodízio de caronas para a escola, por exemplo.

Outro bom exemplo, é poder contar com seus vizinhos para regar suas plantas ou cuidar dos seus pets quando você estiver viajando.

5. Aproveite uma maior economia nas despesas

Como falamos anteriormente, quem mora em prédio possui vários serviços inclusos na taxa de condomínio, como segurança, limpeza, dedetização programadas, manutenção das áreas externas e etc.

Além disso, há prédios que já incluem no condomínio gastos com água e gás. Morando em uma casa, contratar esses serviços rendem despesas altas e problemas rotineiros.

6. Tenha sempre alguém para receber a correspondência por você

Pode parecer algo banal, mas se você passa o dia fora, certamente este aspecto é muito importante, ainda mais quando se trata de correspondências e encomendas que precisam da assinatura de alguém para o recebimento.

Morando em apartamento, você não precisa se preocupar se alguém estará em casa na hora que o carteiro passar, já que sempre haverá algum funcionário do prédio na portaria para recebê-las.

Morar em apartamento: já pensou nesse tipo de investimento?

A verdade é que não existe melhor nem pior investimento, mas existem aqueles que mais se encaixam em seu perfil de investidor e objetivos.

Se você quer investir em algo que dê retorno imediato e constante, investir em imóveis é uma boa alternativa, já que é possível tanto vendê-lo por um valor superior ao que você comprou, como também alugar o imóvel. Além disso, esse tipo de investimento é seguro e só tende a valorizar a médio e longo prazo.

Ou seja, mesmo conhecendo todas as vantagens de morar em apartamento, se para você essa não é uma boa ideia, ainda assim você pode ganhar uma renda passiva constante através do aluguel do imóvel.

Dessa forma, você possui uma garantia de renda mensal constante que pode, inclusive, te ajudar a investir mais dinheiro em outras modalidades de investimento.

Gostou de descobrir as vantagens de morar em apartamento? Se você curtiu esse conteúdo e quer descobrir outras informações cruciais antes de comprar um apartamento, aproveite e confira nosso checklist “Como Comprar um Apartamento”.

Deixe uma resposta