JVF Empreendimentos Imobiliários

Blog

Conheça a história e os diferenciais do Cabula VI

cabula vi história e diferenciais
Compartilhe
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Que o Cabula é um dos bairros mais desejados de Salvador, por ter uma localização centralizada, isso você já sabe. O que talvez não saiba, ou não conheça bem ainda, é o Cabula VI. Nesse artigo vamos apresentar a história e os diferenciais dessa região.

A história do Cabula

A história do Cabula não começou recentemente. A área começou a ser povoada quando recebeu um grupo de origem africana que veio do Congo e de Angola. Lá, o ritmo das danças era o quicongo religioso, conhecido popularmente como Kabula, dando origem assim ao nome do bairro.

Naquela época, existiam muitos terreiros e também sacerdotes, onde uma das histórias mais marcantes é a da Sacerdotisa Nicácia, muito prestigiada e conhecida na região. Ela foi presa pelo governador João de Saldanha da Gama de Melo Torres Guedes Brito, pelo exercício das funções sacerdotais, sendo exposta pelas autoridades ao escárnio público, fato datado de 1790. Algumas décadas depois, os nagôs também começaram a habitar a região.

Em décadas mais recentes, em 1910, foi fundado o terreiro mais antigo da região, o Ilê Axé Apô Afonjá, que está localizado em São Gonçalo do Retiro, com a fundação por Mãe Aninha (Eugênia Ana dos Santos), a Oba Biyi.

Um pouco do Cabula agrícola

O Cabula VI era um grande produtor de laranja-da-baía, muito conhecida porque não tinha sementes e sua reprodução era realizada através de mudas e enxerto, no século XIX. Já em 1873, o fruto teve uma parada na Califórnia, levada por técnicos locais, fazendo assim com que ela ficasse conhecida como Washington Navel. Em 1910, a prefeitura realizou a venda de terrenos na região, onde uma parte da população arrendou e hoje essas terras dão abrigo à Universidade do Estado da Bahia – UNEB e também a Estrada das Barreiras.

A partir de 1940, houve uma queda na plantação de laranja-da-baía devido às pragas, o que colaborou bastante para que diversas chácaras fossem vendidas. Hoje o bairro possui uma função mista: residencial e comercial.

Panorama do Cabula atual

Houveram mudanças bem significativas em 1970, época em que começou o processo de urbanização da região, iniciando a expansão horizontal, dando espaço a novos condomínios. Passados alguns anos, o bairro tornou-se um bairro de classe média, com diversos edifícios, além das casas com 1 ou 2 pavimentos. Ao mesmo tempo, iniciou-se a atração do comércio local.

Com a existência de diversas faculdades, a região passou a receber mais condomínios. Primeiro veio a UNEB – Universidade do Estado da Bahia, fundada em 1946. Depois, a Universidade Católica do Salvador, em outubro de 1961. Em seguida, no ano de 1972, foi fundada a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Nesse sentido, não podemos deixar de citar o principal hospital da região, o Hospital Geral Roberto Santos.

Um dos grandes empreendimentos da região, o Shopping Bela Vista, foi inaugurado em 2012, formando o Horto Bela Vista, um empreendimento de grande porte que está localizado na Ladeira do Cabula. Graças a essa expansão, o Cabula VI também recebeu diversas lojas e comércios. O transporte foi facilitado pela inauguração da estação de ônibus e metrô do Acesso Norte.

Quais são os diferenciais do Cabula VI

O mais correto é tratar o Cabula VI como uma região e não como um bairro, devido às suas proporções. Após a chegada do Shopping à região, a procura cresceu bastante, tanto pelos consumidores quanto por parte das construtoras. Todos gostam da ideia da região ser próxima a tudo.

O bairro abriga diversos empreendimentos, como faculdades, hospitais, colégios, diversos restaurantes e supermercados. O maior número de empreendimentos está localizado na Avenida Silveira Martins, principal avenida da região.

Sobre a localização

Os principais pontos da cidade estão bem perto do Cabula VI. Para chegar até a região, há diversas opções disponíveis,  mas o principal acesso é pela Avenida Paralela e Avenida Edgar Santos. Caso não queira acessar de carro, você pode utilizar o transporte público, como ônibus ou metrô.

Novos empreendimentos

Devido à expansão da região, os novos empreendimentos estão em fase de lançamentos ou foram lançados recentemente. Um bom exemplo é a construtora JVF, que tem 3 empreendimentos no bairro: o lançamento Adorato Cabula, o Vivace VI, com obras em andamento, e o Allegri Cabula, inaugurado em outubro de 2018.

Rua Teódulo de Albuquerque: uma das principais ruas do Cabula VI

A região do Cabula VI é cercada de diversas opções de lazer e também de serviços, como falamos anteriormente. Mas uma das ruas mais movimentadas é a Teódulo de Albuquerque, localizada perto da Avenida Paralela. Os supermercados Fort e Mix Cabula, a farmácia Zero Hora, a academia Smart Fitness e a Churrascaria do Galego estão localizados nessa rua. Próximos a ela, também, estão o Shopping Alto da Cachoeirinha, a Churrascaria Arena Grill, o Colégio Aguiar e o Cerimonial Cabula Vip.

O Cabula VI também conta uma facilidade para vida dos cidadãos. Na região está localizada uma unidade do SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão, no shopping Bela Vista. Além disso, podemos falar das diversas agências bancárias espalhadas pela região e também dos postos de combustível.

Como iniciamos falando sobre as tradições religiosas, o Cabula VI também representa a diversidade religiosa. Nessa Rua Teódulo de Albuquerque estão a Igreja Batista El Shadai, a Assembleia de Deus e a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Próximo a ela, também estão a Igreja Católica do Cabula VI e a Igreja Católica Santa Mônica.

Agora que você já conhece a história e os diferenciais de um dos bairros mais famosos de Salvador, aproveite para conhecer também o Vivace, o melhor empreendimento do Cabula VI que está sendo construído na Rua Teódulo de Albuquerque!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta