JVF Empreendimentos Imobiliários

Blog

História do Cabula: o bairro que poucos conhecem

Compartilhe

Inicialmente povoado por povos africanos, de origens diversas como Angola e Congo, o Cabula é um bairro central da capital baiana. 

Muito bem localizado, o bairro divide fronteiras com o Resgate, e ambos fazem parte de uma região cheia de tradição. 

Morar nesses bairros significa fazer parte dessa história, que não é recente, mas que continua a ser escrita.

Isso porque, a região está em pleno crescimento e desenvolvimento, oferecendo aos seus moradores conforto e praticidade. 

Neste artigo contamos mais sobre a história da região. Aproveite a leitura.

História do Cabula: resistência e tradição

Devido a sua topografia acidentada e densa Mata Atlântica, a região favorecia a implantação de quilombos, que ao se estabelecerem por ali, se distanciavam do que hoje chamamos de Centro Histórico.

O nome do bairro é uma referência ao ritmo quicongo religioso, conhecido como kabula, praticado pelos povos africanos que viviam na região. 

Ao longo de sua história, o bairro abrigou muitos terreiros e sacerdotes, sendo o primeiro terreiro datado de 1910. Chamado de Ilê Axé Opô Afonjá, ele localizava-se na comunidade de São Gonçalo do Retiro, fundada por Obá Biyi (Eugênia Ana dos Santos, também conhecida como Mãe Aninha).

Uma história para ser lembrada

Uma das personagens mais conhecidas da história do bairro é a da Sacerdotisa Nicácia.

Muito prestigiada e conhecida na região, ela foi presa pelo governador João de Saldanha da Gama de Melo Torres Guedes Brito, pelo exercício das funções sacerdotais, em 1790. A Sacerdotisa foi exposta pelas autoridades ao escárnio público.

História do Cabula: sua origem agrícola

O Cabula pertencia a Tomé de Souza, que doou as terras para seu primo-irmão Ataíde. Este, então, arrendou as terras para o senhor Natal Cascão — construiu a capela de Nossa Senhora do Resgate, atualmente conhecida como Igreja da Assunção. 

A partir disso, começou a se formar aos arredores da igreja um pequeno povoado. 

Até o início da década de 1940 a região era uma importante área verde de Salvador, ocupada por chácaras produtoras da laranja-de-umbigo. 

Já em 1950 uma praga foi responsável pela destruição dos laranjais, fato que transformou o modo como o solo era tratado na região.

História do Cabula hoje em dia

Foi a partir dos anos 1970 que o estado começou a investir na região através da construção de conjuntos habitacionais. Com isso, iniciou-se o processo de ocupação urbana do Cabula. 

Isso foi o suficiente para atrair a atenção de comerciantes e empresários, que instalaram ali empreendimentos de referência municipal e estadual. 

Atualmente o bairro segue se desenvolvendo e crescendo, e possui diversos serviços à disposição das pessoas como shoppings, redes de farmácias, agências bancárias e cursos pré-vestibular, escolas e faculdades.

Assim, a região chama a atenção de famílias que buscam conforto e segurança.

Infraestrutura do bairro Cabula

Hoje a região do Cabula abriga também o bairro Resgate, listado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) como um dos bairros menos perigosos de Salvador.

Além disso, outros pontos fazem do bairro um dos 6 melhores bairros para morar em Salvador.

Educação

O bairro do Cabula conta com uma variedade de escolas particulares e públicas que atendem desde crianças até adolescentes. Assim, famílias com filhos na idade escolar — do ensino fundamental ao médio — podem encontrar diferentes serviços de educação.

Além disso, a Universidade do Estado da Bahia possui campi localizado no bairro, onde oferece cursos superiores de áreas diversas.

Saúde

O Cabula abriga o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), uma das principais instituições públicas do Estado. O HGRS presta diversos tipos de atendimentos, desde urgência e emergência, passando por até atendimentos ambulatoriais e preventivos. 

Já o complexo do Hospital conta com o Centro Antiveneno da Bahia. Além disso, o Cabula conta com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que realiza atendimentos de urgência e emergência de menor complexidade. 

Ainda, na região é possível encontrar clínicas particulares de diferentes especialidades.

Transporte

Existem 7 linhas de ônibus que se originam no bairro e muitas outras que circulam pela região do Cabula.

Além disso, como o Cabula é um dos maiores bairros da localidade — tendo como via principal a Rua Silveira Martins — ele serve como ponto de acesso para outros bairros da região. 

Isso faz com que o bairro tenha uma ótima localização, ideal para quem tem uma rotina movimentada pela região, seja de transporte público, seja de carro.

Desenvolvimento constante

Os novos empreendimentos disponíveis no bairro fazem com que ele continue crescendo e se desenvolvendo.

Sempre moderno e inovador, sem deixar de lado sua tradição, o bairro convida todos que querem morar bem.

Se esse é o seu caso, conheça os apartamentos disponíveis da JVF Empreendimentos. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a realizar o seu sonho.

Deixe uma resposta