Como funciona o financiamento de imóveis para servidores públicos
Obter um financiamento imobiliário passa por atender alguns critérios que são observados pelos bancos, especialmente direcionados à capacidade de pagamento do comprador. Nesse ponto, a estabilidade e segurança financeira que caracteriza o serviço público pode ajudar muito. Com essa facilidade, o cenário econômico atual, com juros mais baixos e mais oferta de crédito pelos bancos, se mostra como um momento favorável para apostar na compra do imóvel dos sonhos.
Como qualquer contratação de empréstimo, o financiamento para funcionário público passa por uma análise de crédito, comum a todos os que estão para financiar um imóvel.
No caso do servidor público, porém, a segurança financeira confere facilidade para a concessão do crédito. A estabilidade da renda fixa do cliente é um dos fatores que colabora para dar mais garantias de que não haverá atrasos ou inadimplência nos pagamentos das parcelas. Com isso, o funcionário público tem mais possibilidades de conseguir boas condições de financiamento.
Capacidade de pagamento e condições melhores
Ao conceder um financiamento imobiliário, o banco avalia principalmente a capacidade de pagamento do contratante para reduzir o risco de inadimplência. Nessa avaliação, são consultadas informações junto as instituições como Serasa, e também são solicitadas comprovações sobre renda do cliente. Não é apenas o valor da renda que soma pontos positivos a essa análise, mas também a segurança em relação aos rendimentos.
Nesse quesito, a estabilidade do funcionário público é um elemento que acrescenta segurança em sua capacidade de pagamento. Se o valor do parcelamento for descontado na folha de pagamento, isso dá ainda mais segurança ao banco e mais facilidade ao contratante.
Isso tudo influencia na contratação de crédito e é por isso que funcionários públicos podem conseguir, além da maior facilidade de aprovação de crédito, taxas de juros mais baixas, prazos maiores para pagamento e até a necessidade de dar valores menores de entrada.
Buscando as melhores oportunidades
Desde o primeiro semestre de 2020, alguns acontecimentos trouxeram mais vantagens para financiar um imóvel. Primeiro, o Banco Central reduziu a taxa básica de juros, a Selic. Ocorre que essa taxa serve de referência para os financiamentos. Isso fez com que esse produto ficasse mais barato para o consumidor, tornando o momento oportuno para a aquisição de crédito imobiliário.
A Caixa lançou também este ano a linha de crédito imobiliário Poupança Caixa. Nessa modalidade de financiamento, a taxa de juros é variável conforme rendimento da poupança e de acordo com o perfil do cliente.
O banco também aumentou de 70% para 90% o limite de financiamento para servidores públicos, igualando o teto ao de unidades novas. De acordo com a Caixa, o aumento do limite para os servidores públicos tem o objetivo de beneficiar o segmento com a mais baixa inadimplência e estimular o relacionamento de longo prazo com a instituição financeira.
Além disso, outros bancos entraram com mais força no mercado de financiamentos imobiliários, oferecendo boas condições que podem ser avaliadas e comparadas para quem está procurando financiamento.
O ideal é que ao iniciar o processo, o comprador tenha uma assessoria de financiamento o auxiliando, para buscar a melhor taxa e as melhores condições. Também é importante que os compradores façam simulações, pesquisem as melhores opções do mercado e comparem as ofertas para escolher melhor.
Outra dica é buscar um financiamento que tenha o seu perfil. A assessoria de financiamento pode dar dicas e tirar todas as dúvidas, ajudando a confirmar se aquela opção é realmente a melhor para você.
Observe as formas de financiamento e não deixe de prestar atenção nos juros de cada uma dessas opções, além dos requisitos para obter o crédito. Depois de escolhida a linha de crédito e instituição financeira mais adequada para o seu perfil, fique atento ao valor do financiamento: o valor da parcela não deve comprometer mais de 30% do seu orçamento.
Além de pesquisar condições, é importante também saber quais são os documentos básicos necessários para obter esse crédito. Com eles sempre em mãos, o cliente otimiza o seu tempo, agilizando a liberação.
Clube de desconto
Para ajudar o servidor a encontrar as melhores opções para a compra de imóveis, o Portal do Servidor possui o Clube de Desconto, que apresenta uma lista de empreendimentos que oferecem descontos especiais.
A JVF Empreendimentos participa do Clube e conta com oportunidades únicas para quem está procurando o apartamento dos sonhos. Para conhecer essas condições é possível você conversar pelo Chat Online da JVF com um corretor.
A construtora já realiza o processo de venda de imóveis totalmente online, contando com uma equipe especializada que assessora o comprador e auxilia em todas as etapas do processo.
Calculadora de Financiamento
Agora que você já sabe como funciona o financiamento de imóveis para funcionários públicos, que tal conhecer a Calculadora de Financiamento da JVF, que oferece condições especiais de pagamento para servidores?
Leia também: MENOS JUROS E MAIS CRÉDITO GERAM OPORTUNIDADE PARA INVESTIR EM IMÓVEL