JVF Empreendimentos Imobiliários

Blog

6 desvantagens em morar de aluguel

desvantagens de morar de aluguel
Compartilhe

Sair do aluguel é o sonho de muitas pessoas e, com os financiamentos imobiliários, essa possibilidade de tornou mais real nas últimas décadas. O medo de assumir uma dívida tão longa com uma instituição bancária e a crença de que o investimento pode não compensar, muitas vezes, faz com que as famílias fiquem presas ao aluguel.

A diferença entre pagar para morar e pagar para ter um patrimônio próprio é algo que todo mundo pode entender, mas a verdade é que morar em um imóvel locado tem mais desvantagens do que você pensa.

Além da aquisição de um bem e da segurança de estar num local próprio, comprar um apartamento traz conforto e a possibilidade de melhoria de qualidade de vida em diversos aspectos.

 

Conheça algumas das desvantagens de morar em um imóvel alugado:

 

  1. Você desperdiça dinheiro

A locação resolve a demanda imediata por moradia, mas a verdade é que se trata de um dinheiro mensal que não está aplicado. É certo que você está pagando e utilizando a casa, mas, quando você paga um financiamento mensal o dinheiro está sendo investido em algo que no final será seu e de sua família, ou seja, um patrimônio que pode ser utilizado de várias formas, até mesmo para gerar renda, futuramente.

Muitas vezes se fala dos prazos longos dos financiamentos como um empecilho para a aquisição dessa modalidade de crédito. Porém, neste mesmo tempo que será usado para pagar o financiamento seria necessário o pagamento da locação, com a diferença de não haver um imóvel próprio no final.

 

  1. Você pode ser forçado a se mudar

Receber a notícia de que, mesmo sem querer, você vai ter que sair do imóvel é uma realidade para quem mora de aluguel. Afinal, o locador pode pedir o imóvel ao final do contrato, que geralmente é de um ano. Além disso, é normal que os contratos de locação prevejam a possibilidade de o proprietário solicitar o imóvel a qualquer tempo, se for para venda. Ou seja, isso pode gerar transtornos ao fazer com que você passe por todo o processo de mudança novamente e tenha que buscar por um novo imóvel. Sem falar dos custos com mudança, contrato e, dependendo da modalidade de garantia que você escolher, com seguro fiança ou caução.

 

  1. O valor do aluguel pode aumentar

Quem mora de aluguel está sujeito ao ajuste inflacionário, geralmente baseado no IGM-P e previsto em contrato. Além disso, ao final do contrato, o locador pode decidir reajustar o valor além desse índice, alegando motivos diversos.

Assim, pode acontecer que o valor do aluguel fique acima do que você pode pagar ou ainda comprometer mais o orçamento mensal da família, causando imprevistos financeiros.

 

  1. Você não pode fazer mudanças estruturais no imóvel

Ao morar em um imóvel alugado, você não poderá fazer mudanças estruturais para o seu bem-estar na moradia. Essas mudanças podem até ocorrer com a autorização do locador, mas certamente não será vantagem para você investir em um imóvel que não é seu, pois muitas vezes elas não são reembolsadas.

Além disso, caso o proprietário não concorde com a mudança feita, pode exigir que seja realizada a adequação ao estado anterior do imóvel no fim do contrato. Até mesmo se o imóvel precisar de manutenção, você terá que entrar em contato com o proprietário para resolver o problema.

 

  1. Mais dinheiro perdido para garantias

Normalmente são exigidas algumas garantias para a locação. O mais comum é que o locatário tenha que apresentar um fiador, com diversas exigências, como ter um imóvel quitado. Caso não tenha essa pessoa, uma das opções é o seguro fiança, feito com empresas de crédito, opção essa que é paga separadamente do aluguel e diretamente com a seguradora, o que gera mais um gasto. Outra hipótese é dar um valor de caução, que é devolvido ao fim do contrato, mas muitas vezes é equivalente a dois ou três aluguéis, exigindo uma reserva alta de dinheiro à vista no momento da mudança.

 

  1. Você não tem poder de voto no condomínio

A não ser que tenha uma procuração, o locatário não pode votar sobre decisões importantes relacionadas ao condomínio, não opinando sobre a necessidade de melhorias, obras e gastos que podem impactar o valor da taxa de condomínio e na qualidade de vida.

 

desvantagens de morar de aluguel

 

 

Quais as vantagens de comprar um apartamento?

Diante disso, fica mais claro que analisar as possibilidades de um financiamento que permita sair do aluguel, pode sim ser uma boa ideia. Caso não possua dinheiro suficiente para dar entrada no financiamento, pode ser a hora de começar a economizar ou ainda conferir junto ao seu banco as condições para ter crédito aprovado.

Afinal de contas, adquirir um imóvel é que ter um bem durável que poderá passar de geração em geração, e a parcela paga mensalmente no financiamento retorna para você de forma gradativa, até que o valor total seja pago e o registro do imóvel fique em seu nome.

É bastante comum que os bens imobiliários se valorizarem com o passar dos anos. Não é à toa que a compra de imóveis se constitui como uma opção segura e lucrativa no que diz respeito a investimentos financeiros tradicionais. Assim, se você desejar vender o imóvel, irá lucrar com a valorização.

No financiamento, além de se tornar proprietário, você não fica à mercê das variações do aumento do aluguel. As taxas de reajuste anual já estarão previstas no contrato, não causando sustos e imprevistos no orçamento. E caso você queira ou precise se mudar para outra cidade, há ainda a possibilidade de passar o financiamento para outra pessoa e recuperar uma parte do dinheiro investido, ou alugar o apartamento e receber uma renda mensal.

 

Apartamento decorado do Adorato Cabula

Adorato Cabula, foto do apartamento decorado

 

Aluguel ou apartamento próprio: Qual a melhor opção para sua família? 

Após ponderar todos os aspectos do aluguel e compra de imóveis, vimos que, na maioria das situações, comprar uma casa ou apartamento acaba sendo uma opção mais vantajosa e lucrativa. Além de dar maior comodidade e bem-estar para você e sua família.

Você está em busca de um bom apartamento e sem preços exorbitantes e deixar as desvantagens de morar de aluguel para trás? Em Salvador, a JVF Empreendimentos possui apartamentos de ótimo padrão que cabem no seu bolso. Vale a pena conferir!

Deixe uma resposta