JVF Empreendimentos Imobiliários

Blog

Desvantagens de morar de aluguel: veja as principais

JVF Empreendimentos
Compartilhe
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

As desvantagens de morar de aluguel são muitas. Entretanto, a moradia é uma necessidade básica e a casa própria é o sonho de milhares brasileiros. Infelizmente, por diversos motivos, muitas pessoas ainda não conseguiram realizar esse desejo e vivem de aluguel.

As vantagens de sair do aluguel são muitas. Dentre elas, a principal é a possibilidade de ter um patrimônio próprio, que só tende a valorizar ao longo dos anos. O investimento em imóveis é um dos mais seguros e lucrativos do mercado financeiro, afinal, um imóvel é um bem para toda a vida.

O aluguel acaba satisfazendo uma necessidade imediata de moradia. Mas, a grande maioria das pessoas que moram de aluguel não fazem isso por opção, mas por necessidade. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Afinal, quais as desvantagens de morar de aluguel?

1. Você desperdiça dinheiro 

Certamente, esta é uma das grandes desvantagens de morar de aluguel, pois como a locação só resolve temporariamente uma demanda de moradia, o dinheiro pago mensalmente não está sendo investido em um patrimônio, ou seja, quando você deixar o imóvel vai perder todo o capital que pagou por anos.

Isso não aconteceria, por exemplo, se você estivesse pagando o financiamento de um imóvel, pois mesmo sendo muitas parcelas, ao final você terá um imóvel em seu nome ou ainda poderá repassar o financiamento e ter uma parte do valor de volta.

2. Você pode ser forçado a se mudar

Outra grande desvantagem do aluguel é que você não possui uma estabilidade de moradia.

Afinal, o locador pode pedir o imóvel ao final do contrato, que geralmente é de um ano. Ou seja, isso pode gerar transtornos ao fazer com que você passe por todo o processo de mudança novamente e tenha que buscar por um novo imóvel.

3. O valor do aluguel pode aumentar

Saiba que quem mora de aluguel está sujeito ao ajuste inflacionário e em tempos de crise financeira o valor a ser pago costuma subir. 

Dessa forma, uma parte do seu orçamento já está comprometida com o custo do aluguel. Porém, ao final do contrato, o locador pode decidir reajustar o valor do imóvel acima da inflação e muitas vezes isso acontece sob a justificativa do ajuste inflacionário.

Ou seja, pode acontecer que o valor do aluguel fique além do que você pode pagar ou ainda comprometer ainda mais o orçamento mensal da família, causando imprevistos financeiros.

4. Você não pode fazer mudanças estruturais no imóvel

Além disso, ao morar em um imóvel alugado, você não poderá fazer mudanças estruturais para o seu bem-estar na moradia. Essas mudanças podem até ocorrer com a autorização do locador, mas certamente não será vantagem para você investir em um imóvel que não é seu.

Até mesmo se o imóvel precisar de manutenção, você precisará entrar em contato com o proprietário para resolver o problema.

Quais as vantagens de sair do aluguel e comprar um apartamento?

Ao acumular um certo capital, seja ao juntar economias ou o FGTS, e sabendo das desvantagens de morar de aluguel, vale a pena começar a analisar possibilidades de um financiamento que te permitam sair do aluguel, além de atender as necessidades da sua família através da compra de um imóvel.

Caso não possua dinheiro suficiente para dar entrada no financiamento, você pode começar a economizar ou ainda conferir junto ao seu banco as condições para ter crédito aprovado.

Listamos as principais vantagens de fazer o financiamento de imóvel. Confira:

1. Construção de patrimônio

A maior vantagem de adquirir um imóvel é que se constitui um bem durável que poderá passar de gerações.

Em um financiamento, a parcela paga mensalmente retorna para você de forma gradativa até que o valor total seja pago e o registro do imóvel fique em seu nome.

2. Valorização do imóvel durante os anos

É bastante comum que os bens imobiliários se valorizarem com o passar dos anos. Não é à toa que a compra de imóveis se constituem como a opção mais segura e lucrativa no que diz respeito a investimentos financeiros tradicionais.

Assim, se você desejar vender o imóvel, irá lucrar com a valorização do mesmo. Além do mais, construções e melhorias no imóvel só agregam ao valor do mesmo, sendo também um investimento.

3. Parcelas fixas

No financiamento, além de se tornar proprietário, você não fica a mercê das variações do aumento do aluguel. As taxas de reajuste anual já estarão previstas no contrato, não causando sustos e imprevistos no orçamento.

E caso você queira ou precise se mudar para outra cidade, há ainda a possibilidade de passar o financiamento para outra pessoa e recuperar uma parte do dinheiro investido.

Além disso, saiba que nos primeiros semestres de 2020, dois acontecimentos trouxeram mais vantagens para financiar um imóvel: o Banco Central reduziu a Selic para 3% ao ano e a Caixa Econômica Federal anunciou o período de seis meses de carência para financiamentos de imóveis novos.

4. Financiamentos populares facilitados

Atualmente, há também algumas opções de financiamentos populares, como o programa federal Minha Casa Minha Vida, com taxas de juros baixas para quem não está em busca de imóveis muito luxuosos.

Esses tipos de financiamentos são facilitados principalmente por bancos estatais, ou seja, sempre vale a pena pesquisar outras opções para a compra de um imóvel.

5. Contratos com poucas alterações

Ao assinar o contrato de um financiamento, ele permanece inalterado durante o prazo de três anos. Dessa forma, o ideal é fazer o planejamento financeiro de maneira correta para conseguir realizar o sonho da casa própria.

Além disso, é aconselhado que você tenha na poupança, no mínimo, o valor de três parcelas do financiamento para caso ocorra algum imprevisto, como perder o emprego, por exemplo. Assim você terá tempo de reorganizar as despesas sem precisar se preocupar com o pagamento das parcelas do imóvel.

Aluguel ou apartamento próprio: Qual a melhor opção para sua família? 

Após ponderar todos os aspectos do aluguel e compra de imóveis, vimos que, na maioria das situações, comprar uma casa ou apartamento acaba sendo uma opção mais vantajosa e lucrativa. Além de dar maior comodidade e bem-estar para você e sua família.

Você está em busca de um bom apartamento e sem preços exorbitantes e deixar as desvantagens de morar de aluguel para trás? Em Salvador, a JVF Empreendimentos possui apartamentos de ótimo padrão que cabem no seu bolso. Vale a pena conferir!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta