Como Usar FGTS para Comprar Imóvel: Guia Completo

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito garantido por lei para todo trabalhador e trabalhadora brasileiros que são contratados por meio do regime de CLT. A empresa contratante realiza depósitos mensais em uma conta vinculada ao trabalhador para essa finalidade, o que equivale a 8% do salário.
Mas você sabia que é possível usar o dinheiro do FGTS para a compra de imóveis? Cada vez mais pessoas têm feito isso para se aproximarem do sonho da casa própria.
Neste post, vamos mostrar quais são as vantagens dessa utilização e tudo mais que você precisa saber para realizar o desejo de ter seu próprio imóvel.
Vantagens e como usar
Mesmo na crise econômica, especialistas continuam recomendando o uso do FGTS para a compra de imóveis, pois ele rende muito pouco na conta, menos que a poupança.
Então, se você tem um valor alto de FGTS na conta, a grande vantagem é utilizá-lo para comprar um imóvel à vista ou ajudar na entrada ou na redução do tempo de parcelas, fazendo com que o imóvel seja seu mais rapidamente.
Ainda em relação à entrada, outro benefício do uso do FGTS é na hora de unir esse valor com o montante que você já está juntando e, assim, fazer o aporte de um valor bem maior. Dessa forma, o financiamento do restante do imóvel será menor, assim como as parcelas.
Novas regras do FGTS
A partir de 2019, as novas regras do FGTS ampliam o teto do imóvel financiado via SFH (Sistema Financeiro de Habitação). Na prática, isso garante que você adquira um imóvel de maior valor, mas continuando a pagar juros menores, de, no máximo 12% ao ano. Fora isso, com um bom saldo de FGTS, é possível até mesmo negociar juros menores.
Queda nos juros
A Caixa Econômica Federal facilitou bastante as condições de financiamento de imóveis, reduzindo as taxas de juros do crédito imobiliário e realizando o aumento do percentual do financiamento de um imóvel. Por causa das condições favoráveis, a Caixa garante que a economia pode ser de mais de R$100 mil, de acordo com faixa de preço do imóvel em questão.
Quais os documentos?
A documentação exigida é aquela que comprova que o comprador atende a todos os requisitos para sacar o FGTS, como carteira de trabalho, comprovante de residência, certidão de nascimento e de casamento, se for casado, carteira de identidade e CPF.
Também é necessário apresentar a certidão de matrícula e cópia do IPTU da casa ou apartamento a ser comprado, para demonstrar que o imóvel está em situação regular e pode ser comprado com o FGTS. Clique aqui para acessar o artigo com a documentação completa.
Poupança Fixa da JVF
Para ajudar você a realizar o sonho do imóvel próprio, a JVF oferece o serviço de Poupança Fixa para a compra de imóveis. Entre em contato conosco!
Com a JVF, você pode utilizar o seu FGTS para comprar um imóvel. Além disso, você ainda pode contar com a Poupança Fixa. Fale com um dos nossos corretores via Chat e saiba mais!