10 fatos sobre Investimento em Imóveis que as pessoas não sabem
O investimento em imóveis é, certamente, um dos negócios mais lucrativos e seguros. Porém, como identificar quais são os melhores investimentos do ramo imobiliário?
O mercado imobiliário do Brasil está em uma rota de crescimento que possui a tendência de durar por décadas. O aumento de financiamentos imobiliários e aplicações em Fundo de Investimentos Imobiliários (FII) é a prova de que investir em imóveis ainda continua sendo lucrativo, mesmo com o atual momento de recessão e crise econômica do país.
Quer saber mais sobre investimento em imóveis? Continue lendo e fique por dentro desse conteúdo que preparamos especialmente para você!
Confira 10 fatos sobre investimento em imóveis que pouca gente sabe
1. Um investidor sábio sempre usa a razão
Primeiramente, é preciso visualizar o imóvel como um negócio, o que inclui um estudo detalhado diante dos aspectos financeiros. Essa pesquisa aprofundada irá permitir saber se o imóvel é realmente lucrativo e tem potencial.
Um imóvel destinado para investimento deve ser enxergado de forma diferente daquele que você comprar para morar ou construir um local de trabalho. Isso porque o imóvel é uma forma de lucro que será acrescentada em sua renda.
2. Fazer uma boa compra é essencial
Se você considera que um imóvel é muito bom, pode cair na tentação de pagar por ele um preço muito alto, na esperança que ele “se pague” no futuro. Mas, isso pode acabar não sendo um bom investimento.
É preciso que você faça uma boa compra, isto é, não pague no imóvel mais do que ele vale. Para isso, você precisa saber qual o real valor do imóvel. Mas como descobrir quanto um imóvel vale?
Certamente, você não vai descobrir o valor de um imóvel olhando os valores que estão sendo oferecidos para os imóveis próximos, mas sim por qual preço estes imóveis estão sendo realmente vendidos.
Já que entre o valor pelo qual o imóvel é colocado à venda e o montante que ele é efetivamente vendido após as negociações, geralmente, há uma grande diferença. A partir daí, é preciso que você faça outras análises.
Por exemplo, se você for comprar uma sala para alugar, deve verificar o valor do aluguel de salas semelhantes no mesmo prédio.
Mas, caso você vá comprar um apartamento ou casa que precise reforma, deve calcular os custos da reforma e o valor de aluguel e venda de apartamentos no mesmo prédio. Essas informações são muito importantes para que se tenha lucro e faça um bom negócio.
3. É preciso associar a localização do imóvel com o destino que você vai dar a ele
A localização é um fator essencial quando você está pensando em adquirir um imóvel para investimento. Isso porque a localização deve estar ligada ao fim que você pretende dar ao imóvel.
Por exemplo, se você quer comprar uma sala comercial para alugar, não vai querer que esse imóvel seja em um bairro afastado e de difícil acesso, pois, dessa forma, será muito difícil que você consiga alguém interessado, o que faz com que o imóvel acabe se tornando um grande prejuízo.
Outro fator importantíssimo é consultar o plano diretor do município e descobrir o quanto o local pode ser construído, pois se você comprar um terreno pensando em construir um prédio, por exemplo, e descobrir depois que a área não permite esse tipo de construção vertical, a alteração de planos pode lhe causar muita dor de cabeça.
4. O investidor de imóveis tem mais facilidade em organizar os gastos
Por se acostumar a receber aluguel mensalmente, os proprietários de imóveis passam a se organizar de acordo com essa renda que entra mensalmente.
Ou seja, a partir do momento em que você sabe qual o lucro do aluguel, você irá se planejar financeiramente de acordo com esse valor, ficará mais fácil organizar as finanças pessoais e definir novas possibilidades de investimentos.
5. Um imóvel bem escolhido mantém seu valor
Se você souber escolher o imóvel que vai comprar para investimento, este negócio, além de lhe gerar renda mensal, ainda mantém seu valor. Dessa forma, irá se valorizar mais do que a correção do capital que você investiu.
Então, dedicar um tempo para a pesquisa acerca do imóvel que você está pensando em comprar é sempre o melhor caminho, afinal, um imóvel bem escolhido sempre se valoriza.
6. O investimento em imóveis é um dos tipos de negócios mais seguros
Por ser um patrimônio físico, adquirir um imóvel é um dos investimentos mais seguros que você pode fazer. Isso porque, ele é de sua propriedade, e ninguém tira.
Não é como o dinheiro que você deixa na poupança, que o governo pode congelar, como aconteceu em 1990 com o Plano Collor, que buscava a estabilização da inflação, tendo como uma das medidas o congelamento das poupanças e contas bancárias.
7. Construir pode ser mais lucrativo do que comprar pronto
Pode parecer difícil de enxergar, mas ao comprar um imóvel já construído você pagará o custo dessa construção agregado a ele e o lucro de quem bancou essa construção, já que é óbvio que ninguém investe na construção de um imóvel para vendê-lo pelo mesmo preço que comprou.
Assim, certamente você vai lucrar ainda mais se comprar um imóvel para reformar ou um terreno e construir do que já comprar um totalmente pronto ou com reformas recentes.
Nesta perspectiva, o investimento em terrenos no entorno de grandes capitais (regiões metropolitanas), por exemplo, pode lhe trazer lucratividade garantida em longo prazo.
Isso porque, as cidades brasileiras crescem de forma horizontal, o que faz com que cada vez mais as pessoas procurem moradias em áreas afastadas.
O crescimento da construção de condomínios residenciais em áreas de região metropolitana também é algo que tem tido um crescimento constante ao longo dos anos.
8. Ter uma visão ampla é essencial para o negócio dar certo
O valor de um imóvel está ligado diretamente ao seu uso. O que muitos proprietários não percebem é que seus imóveis estão sendo subutilizados.
Ou seja, você pode ter um imóvel que foi adquirido para uso residencial e que é um péssimo investimento para esse fim, mas se transformado em um imóvel comercial será a certeza de lucro garantido, e vice e versa.
Por isso, é preciso buscar informações e fazer estudos para não deixar que as oportunidades sejam perdidas.
9. É possível investir com pouco dinheiro
Muitas pessoas acham que somente é possível investir em imóveis se tiver uma poupança considerável. Contudo, não é preciso de muito dinheiro para começar a investir no mercado imobiliário.
Acredite, tem gente que começa a fazer investimentos sem dinheiro nenhum, a partir de imóveis financiados, comprados a partir de consórcio.
10. Imóveis na planta podem ser ótimos investimentos
Nos últimos anos, muitos investidores têm comprado imóveis na planta pagando somente 20% a 30% do valor para revendê-los cerca de 1 a 2 anos depois do início das obras.
Este tipo de alavancagem imobiliária, que é a estratégia usada para multiplicar a rentabilidade a partir do endividamento, é um negócio muito lucrativo.
O investimento em imóveis na planta, pode é um exemplo de investimento em imóveis que pode ser feito com pouco capital, como falamos acima.
Contudo, é preciso avaliar corretamente o imóvel a ser comprado, já que nem todo imóvel comprado na planta é realmente vantajoso para a venda antes da entrega da chave.
Quer saber se você tem renda mínima para fazer investimento em imóvel? Faça uma simulação de financiamento de imóvel com a JVF Empreendimentos levando em consideração o valor do imóvel, valor da entrada, número de parcelas, taxa de juros do banco, sistema financeiro, entre outros fatores.