JVF Empreendimentos Imobiliários

Blog

Primeiro Apartamento: 8 dicas para você fazer a melhor compra o possível!

Compartilhe
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Comprar o primeiro apartamento é o sonho de muitas pessoas. Para alguns significa a independência e o início de uma nova vida. Enquanto que para outros, sair do aluguel.

Contudo, a compra de um imóvel requer planejamento, novos hábitos e padrões de consumo. Tudo isso, para que você junte uma quantia boa de dinheiro para ser usada como entrada do apartamento.

Caso você consiga dar uma entrada considerável no financiamento, você irá se assegurar de condições melhores para sua aquisição, além de não comprometer (ou comprometer menos) seu orçamento.

A compra de um apartamento é um investimento alto e para a vida toda, que sempre precisará de alguns cuidados e atitudes.

Pensando nisso, preparamos:

8 dicas para você comprar o seu primeiro apartamento

Confira:

1. Trabalhe na redução de suas despesas fixas

Comprar seu primeiro apartamento, pode lhe exigir alguns sacrifícios. Entre as despesas físicas estão a alimentação, moradia, saúde e transporte. Você pode trabalhar na redução desses custos e, ainda assim, manter um certo conforto.

Porém, é possível reduzir o uso de carro. Você pode alguns dias da semana usar o transporte público ou pegar carona com um amigo. Dessa forma, você irá economizar em combustível, estacionamento e possíveis manutenção do veículo.

É possível também diminuir as contas fixas da casa, como desligando as luzes, tomando banhos menos demorados, cancelar ou mudar o pacote de TV à cabo por um mais barato, mudar para um plano de telefonia e internet mais em conta e etc.

Faça pesquisas nos supermercados e veja aqueles que possuem mercadorias mais baratas e em promoção. Dê preferência à alimentos da estação que, geralmente, possuem um custo menor.

Nesta perspectiva, diminua as idas a restaurantes e lanchonete e, ao invés disso, mantenha o costume de comprar ingredientes e preparar lanches e refeições em casa. Se você trabalha em tempo integral e precisa almoçar todos os dias fora, tente ao menos alguns dias da semana levar comida de casa. Isso fará com que você faça uma grande economia.

Inclua em seu orçamento somente aquilo que for estritamente necessário. Para evitar compras por impulso, evite ir a shoppings center e em locais com muitas lojas e vitrines. Ou seja, fuja das tentações e de situações que irão fazer com que você gaste dinheiro com coisas que não são necessárias.

Sempre que sair, deixe o cartão de crédito em casa. Essa atitude fará com que você pense duas vezes se realmente precisa fazer a compra ou é apenas um impulso. Ter um cartão de crédito pode ser muito bom para uma emergência, contudo é um convite ao endividamento.

Parece que, dessa forma, você fará uma economia pequena, mas, em longo prazo fará toda a diferença. Foque no seu objetivo, que é a compra de seu primeiro apartamento.

2. Estipule um orçamento

A organização irá ser sua aliada na compra de um apartamento. Por isso, estipule um orçamento, anotando todas as suas despesas e economias.

Há muitos modelos de planilhas de controle de despesas disponíveis na internet de forma gratuita. Mas, se você for mais tradicional, pode reservar um caderno para fazer essas anotações.

Se você irá contar com outras pessoas para lhe ajudar com a compra desse imóvel, o planejamento financeiro deve incluir a somatória dessa outra renda no processo.

3. Evite ao máximo entrar no cheque especial e comprar parcelado

Quem quer comprar seu primeiro apartamento deve deixar de lado o cheque especial.

Isso porque, o cheque especial inclui arcar com juros de cerca de 255% ao ano.

Isso, certamente, fará com que fique difícil para você fechar a conta.

Do mesmo modo, evite se endividar e comprar em muitas parcelas. Sempre junte dinheiro para comprar à vista ou, se não for possível, compre em um menor número de parcelas.

Primeiro Apartamento: 8 dicas para você fazer a melhor compra o possível!

4. Foque em um apartamento que atenda suas necessidades

O lugar em que desejamos morar deve atender todas as nossas necessidades, para que não haja arrependimento na compra.

Isso porque, o apartamento que você irá comprar está diretamente ligado à sua qualidade de vida e de sua família. Assim, o imóvel ideal é aquele que atende suas necessidades e lhe favorece uma vida confortável.

Desse modo, pense no tamanho que você deseja, vagas de garagem que irá precisar, área de lazer completo, localização, serviços oferecidos pelo condomínio e entre outros fatores.

5. Faça seu dinheiro render

Quando conseguir juntar um montante mensal proveniente de suas economias, faça seu dinheiro render.

Dinheiro parado não rende. Por isso, invista em aplicações que lhe trarão retorno e faça seu capital crescer.

Existe investimento de curto, médio e longo prazo. Certamente, você encontrará um que atenda suas necessidades e com baixo risco. Dessa forma, o sonho do primeiro apartamento se tornará realidade mais rápido.

Na dúvida, procure um especialista em investimentos e analise suas possibilidades.

6. Estude o financiamento do imóvel

Atualmente, a maioria dos imóveis são comprados a partir de financiamentos. Assim, caso você precise recorrer a este recurso para comprar seu primeiro apartamento, sempre opte por dar uma entrada e financiar o mínimo possível.

Dessa forma, as parcelas serão de menor valor e quitadas em pouco tempo.

Caso tenha disponível, você pode usar seu FGTS nesse financiamento. Contudo, sempre analise e pesquise a fundo as taxas e condições oferecidas pelo banco para o financiamento. Busque fechar negócio com aquele que oferece melhores condições.

7. Analise a possibilidade de comprar um apartamento na planta

Comprar um apartamento na planta tem suas vantagens e desvantagens. A vantagem é que você possui melhores condições de pagamento e está adquirindo um imóvel novo, o que não lhe trará problemas com reformas e manutenções.

Esses apartamentos são de instalação moderna e você tem facilidade de deixar do seu jeito, no caso de querer dividir ou aumentar um cômodo, por exemplo. É usual que esse tipo de imóvel tenha sistema de segurança, área de lazer completa e etc.

Por isso, é preciso analisar com bastante atenção a maquete e contrato do imóvel, bem como estudar a reputação da construtora, ou seja, se a empresa não possui problemas com atrasos excessivos ou está envolvida com outros problemas.

Ao escolher um imóvel na planta, você também terá mais tempo para planejar mudança e a decoração, bem como poderá fazer orçamento para móveis planejados

Além do mais, quando o apartamento for entregue, ele valerá cerca de 20% a mais do que o valor inicial da compra.

Contudo, essa é uma compra para aqueles que fazem planejamento de mudança em médio e longo prazo, tendo em vista que esse apartamento demoram uma média de dois a três anos para serem entregues.

8. Verifique as condições do apartamento antes de fechar negócio

Para não se arrepender de sua compra, verifique atentamente as condições do apartamento antes de fechar negócio.

Verifique a vizinhança, visitando o local em dias e horários diferentes. A segurança também é um fator de extrema importância a ser levado em consideração.

Cheque as facilidades de transporte, se o apartamento possui boas opções de comércio, hospital, escolas e estabelecimentos que você acessa com frequência nas redondezas.

Em relação à estrutura do imóvel, não esqueça de verificar as instalações elétricas, tubulações e estruturas, se estão em bom estado ou se são muito velhas. Isso evitará transtornos com gastos indesejados após a compra.

Agora que você viu essas 8 dicas de como comprar seu primeiro apartamento, não deixe de conferir nosso eBook com um checklist completo para te ajudar na hora de comprar um apartamento.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta