JVF Empreendimentos Imobiliários

Blog

6 vantagens de morar em um apartamento que você nunca tinha parado para pensar antes

Compartilhe
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Na hora de comprar ou alugar um imóvel, é comum as pessoas terem dúvida sobre se querem morar em apartamento ou casa.

Com certeza, esta escolha é parte fundamental para que você e sua família sejam felizes no novo lar. Para não se arrepender no futuro, é importantíssimo considerar todos os aspectos que terão impacto direto no seu dia-a-dia, como segurança, lazer, espaço, comodidade, acessibilidade, localização e etc.

Ambos os tipos de moradias possuem vantagens. Confira 6 vantagens de morar em apartamento:

Maior Segurança

Esta é um dos primeiros pontos quando se pensa em morar em apartamento: a segurança. Isso porque, a maioria dos prédios contam com portaria 24 horas, oferece monitoramento de câmera, portões eletrônicos e um controle restrito de visitantes.

Morando em um apartamento, pessoas estranhas só irão bater em sua porta se você autorizar quando o porteiro lhe avisar antes pelo interfone. Ao morar em uma casa, você está suscetível a vendedores e pessoas batendo em sua porta. É algo que foge de seu controle.

Além disso, os vizinhos em um prédio acabam sendo mais próximos, o que faz com que haja várias pessoas atentas à possíveis movimentações estranhas e perigosas no condomínio.

Se você passa o dia fora de casa ou viaja muito, morar em apartamento, é certamente, a opção que lhe deixará mais tranquilo em relação a segurança. Neste sentido, para aqueles que moram sozinhos, o apartamento também é a melhor opção.

Caso você ache que a segurança está deixando a desejar em seu prédio, pode levantar essa pauta na reunião com o síndico, já que ele é um morador que recebe para zelar pelo bem-estar e segurança dos moradores.

Possibilidade de desfrutar de área de lazer

Nem todos os prédios e condomínios possuem área de lazer, mas grande parte possui espaços destinados ao lazer, como piscina, churrasqueiras, playground, salão de festas, jardim, salão de reunião e etc.

Em um prédio com salão de festa e churrasqueira, por exemplo, você pode usar esses espaços para fazer festas e reuniões com amigos, economizando nesse sentido.

Alguns prédios possuem academia própria, o que permite que você se exercite sem precisar sair de casa, o que além de ser muito cômodo, também é uma economia.

Para quem tem crianças, ter um espaço de lazer que eles possam brincar com segurança e interagir com as outras crianças que moram no mesmo prédio é um grande benefício.

Outro ponto importante, é que toda a manutenção e limpeza desses espaços já está inclusa no valor pago do condomínio.

Imagina você morar em uma casa com piscina o trabalho e custo que dar para manter tudo limpo. Além da despesa de água que você vai ter para mantê-la cheia.

Neste sentido, morar em uma casa com quintal e jardim pode ser muito bom, mas também muito trabalhoso e com exigências constantes de manutenção.

Prédios possuem regras de convivência

As brigas com os vizinhos são algo recorrente e, não é tão raro que terminem em discussões na delegacia e processos judiciais.

Os moradores de um prédio ou condomínio possuem essa situação mais fácil de contornar, pois são conscientes de que devem viver de acordo com as regras que já são estipuladas pelo local.

Com as normas internas do prédio, a convivência entre os moradores termina sendo mais pacífica. O síndico, que também atua como uma espécie de mediador, deve trabalhar de forma efetiva para que essas normas de convivência sejam cumpridas.

Um dos pontos principais da regra de convivência de condomínios é relacionado ao silêncio. Dessa forma, em geral, essas moradias são mais tranquilas neste sentido.

Assim, antes de comprar ou alugar um apartamento, deve procurar saber as regras de convivência antes para saber se você está de acordo com seu estilo de vida.

6 vantagens de morar em um apartamento que você nunca tinha parado para pensar antes

A proximidade com a vizinhança faz com que os laços de amizades sejam fortalecidos

Como os prédios costumam ter vários apartamentos por andar, a proximidade favorece a amizade com os vizinhos, o que torna tudo mais fácil, já que se você precisar de ajuda, vai ter alguém ao seu lado para lhe auxiliar.

Para quem tem crianças, a construção de laço de amizades também é muito bom, pois é mais seguro brincar com os amigos na área prédio que na rua. Além do mais, você pode combinar com os outros pais um sistema de rodízio de caronas para a escola ou curso de inglês, por exemplo.

Se você precisar viajar, por exemplo, pode contar com seus vizinhos para regar suas plantas, reparar seus pets e etc.

Maior economia

Como falamos anteriormente, quem mora em prédio possui vários serviços inclusos na taxa de condomínio, como segurança, limpeza, dedetizações programadas, manutenção das áreas externas e etc.

Além disso, há prédios que já incluem no condomínio gastos com água e gás. Se você morar em uma casa e for contratar esses serviços, certamente a despesa será alta.

Sempre vai ter quem receba sua correspondência

Pode parecer algo banal, mas se você passa o dia fora, certamente este aspecto é muito importante, ainda mais quando se trata de correspondências e encomendas que precisam da assinatura de alguém para o recebimento.

Morando em apartamento, você não precisa se preocupar se alguém estará em casa na hora que o carteiro passar, já que sempre haverá alguém na portaria para recebe-las.

Algumas desvantagens de morar em apartamento

Como falamos das vantagens de se escolher morar em um apartamento, é justo também apresentar os aspectos que não são tão bons, para que você tenha boas informações para fazer sua escolha.

Assim, confira alguns aspectos negativos de se morar em apartamento:

A privacidade é reduzida

É comum que as paredes que dividem os apartamentos sejam compartilhadas e finas, fazendo com que você ouça conversas e barulhos de seus vizinhos, e também é ouvido, o que pode ser uma situação bastante desagradável.

O espaço frequentemente é menor

Em geral, os apartamentos possuem um tamanho que varie entre 70 m² e 140m². Este tamanho é reduzido se comparado com uma casa de tamanho médio, por exemplo.

Além disso, a área de serviço, geralmente, é pequena, o que dificulta na hora de lavar e secar roupa, em especial no inverno.

Os cômodos serão menores, mas você pode priorizar uma decoração que os faça parecer maiores, com paredes claras e espelhos.

Contudo, se você tiver muita mobília, possivelmente terá que se desfazer de uma parte dos móveis para não ter que morar em um lugar entulhado de coisas.

Se a sua família for composta de muitos membros é possível que um apartamento não seja uma opção, em relação ao conforto dos moradores.

Para quem gosta de cuidar de plantas essa falta de espaço também pode pesar. Mas, cada vez mais estão sendo desenvolvidos jardins verticais próprios para apartamentos e pequenas hortas que podem ser cultivadas na varanda.

Pode ser desconfortável para animais

Se você tem ou pensa em ter animais de estimação, deve ponderar se o espaço do apartamento será confortável a eles e para você

Por exemplo: Se você possui cachorros grandes, pode ser inviável criá-los dentro de um espaço não tão grande, tendo em vista que os animais precisam de espaço para se exercitar.

Analisando esses pontos, com certeza você terá base para escolher se deseja morar em apartamento ou casa. Escolha com bastante calma e pondere todos os pontos para que a escolha seja certeira e sem arrependimentos.

O mais importante é que a moradia escolhida seja confortável e esteja de acordo com suas necessidades e estilo de vida.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta