JVF Empreendimentos Imobiliários

Blog

Quais são os melhores investimentos para você? Nós te ajudamos a descobrir!

Compartilhe
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

“Dinheiro faz dinheiro”. Este é um ditado popular conhecido, mas quais os melhores investimentos para fazer seu dinheiro render?

Primeiramente, é preciso estar ciente que investimento é quando você coloca uma certa quantia de dinheiro em algo com o objetivo de multiplicá-lo.

Neste artigo, vamos falar de dois dos mais populares e melhores investimentos: a poupança e o investimento em imóveis.

Poupança: investimento lucrativo ou apenas uma forma de juntar dinheiro?

A poupança é um investimento tradicional nas sociedades capitalistas. Este tipo de conta existe antes mesmo das contas bancárias, já que era comum as pessoas guardarem suas economias em casa.

O grande problema deste tipo de rendimento é que desde que foi inventada, as poupanças não apresentaram melhorias e avanços, no que diz respeito a rentabilidade e benefícios ao investidor

No Brasil, atualmente, os rendimentos da poupança são calculados considerando que a Taxa SELIC (que é responsável por fazer a regularização da taxa básica de juros) esteja em até 8,5% ao ano, o que faz com que a poupança tenha um retorno de até 70% dessa taxa de 8,5% mais a Taxa Referencial (TR).

Isso significa, na prática, que o dinheiro que você investe na poupança irá render o mesmo (na melhor das hipóteses) ou menos do que as taxas de juros médias do ano.

Assim, se você tiver uma quantia pequena de dinheiro para investir, a poupança não será um negócio interessante, pois o rendimento será baixíssimo.

A segurança da poupança se limita a até R$ 250 mil (valor considerado entre médio e alto). Ou seja, se um banco entrar em falência, devolverá ao investidor uma quantia de até R$ 250 mil. Qualquer valor acima deste será perdido.

Apenas a Caixa Econômica Federal é o banco que promete devolver 100% dos valores em caso de quebra financeira.

Sabendo disso, a poupança é um bom lugar para juntar dinheiro. Mas, se realmente quiser fazer suas economias renderem, é melhor buscar outra opção de investimento

Nesta perspectiva, investir em imóveis pode ser uma opção mais lucrativa e segura.

Investimento em imóveis: maior retorno e segurança

Em relação à poupança, um dos melhores investimentos é o investimento no mercado imobiliário pois é uma opção mais atrativa em termo de lucratividade e segurança;

Há inúmeras possibilidades de se investir em imóveis, como:

  • Aluguel de apartamentos, casa e pontos comerciais. Este tipo de investimento imobiliário concede uma renda fixa mensal ao investidor;
  • Revenda de imóveis (você compra um imóvel, constrói ou reforma e faz uma revenda). Neste caso, a compra de terrenos para a construção pode ser um negócio muito lucrativo, já que ao comprar um imóvel já construído você paga pela construção feita pelo antigo proprietário;
  • Comprar um imóvel na planta e vender nos anos seguintes. Tendo em vista que esse tipo de imóvel tende a valorizar 20% do preço inicial. Este tipo de investimento pode ser feito com uma quantia baixa de dinheiro. E, muitas vezes, alguns investidores conseguem o financiamento de um imóvel na planta mesmo sem ter capital para investir, já que esse tipo de imóvel costuma ter condições facilitadas de pagamento.
  • Investimento em Fundo de Investimento Imobiliários (FII), que é um veículo de investimento em que as pessoas participam de fundos imobiliários recebendo suas quotas mensalmente, ou seja, os investidores possuem o direito de ter participação indireta em certas propriedades.
  • A maior parte dos fundos imobiliários atuam comprando imóveis para receber a renda de um aluguel, se aproveitando da valorização. Esse é um dos melhores investimentos já que a grande vantagem desses fundos é o acesso a grandes empreendimentos que um investidor sozinho não conseguiria.

Por que investir em imóveis é um dos melhores investimentos?

O investimento em imóveis possui vantagens como:

  • Maior segurança do seu capital;
  • Possibilidade de uma renda fixa;
  • Investimento durável (em geral ultrapassa a expectativa de vida das pessoas);
  • O imóvel é multifuncional (você pode alugar, mas, se preciso, pode usar como moradia).

Investir no mercado imobiliário é um processo seguro, já que tendo um imóvel em seu nome é algo que ninguém lhe tira. Os imóveis são imunes à quebra de bancos, não podendo ser congelados pelo governo como a poupança, se configurando um dos melhores investimentos pois tem maior estabilidade e segurança.

Isso porque, mesmo em um momento de recessão financeira, sempre haverá demanda por imóveis, pois as pessoas precisam de um lugar para morar, trabalhar, para o lazer e etc.

Uma coisa é certa: O mercado imobiliário nunca deixará de existir, já que estes são bens necessários à vida de qualquer pessoa. Assim, esta demanda também se justifica pelo constante aumento populacional e déficit habitacional.

Este déficit habitacional é de cerca 5,5 milhões de residências, o que tem como efeito o aumento da procura e a consequente valorização de imóveis já existentes, já que as empresas do setor imobiliário não conseguem atender toda a demanda.

Além disso, os imóveis possuem proteção inflacionária. Ou seja o valor de aluguel, parcelas de um imóvel e outras transações imobiliárias são atualizados de forma automática pelo Índice Nacional de Construção Civil (INCC).

O INCC é um índice de inflação de valores relacionados à construção civil. Isso quer dizer que o investimento imobiliário é protegido por esse índice.

Como escolher um bom imóvel para investimento e começar a ganhar dinheiro

Sabendo dos benefícios de se investir em imóveis, é importante saber escolher corretamente um imóvel que irá lhe trazer uma boa lucratividade.

Se escolhido com sabedoria, o imóvel tende a se valorizar ao longo dos anos. Mas, se comprado por impulso e de forma errada, o investidor pode ter dificuldades em vender ou alugar, podendo não ter lucros e até mesmo prejuízo

Como você não quer que isso ocorra, deve ter em mente que o imóvel para investimento deve ser escolhido de forma diferente daquele que você escolheu para morar, já que deve ser visto como uma forma de ganhar dinheiro.

Assim, você deve priorizar estratégias financeiras na hora da compra e não seus gostos pessoais.

Primeiramente, na hora da compra de um imóvel para investimento, é preciso considerar se há demanda para o tipo de imóvel que você deseja comprar. A localização é um dos pontos principais nessa definição.

Imóveis residenciais que possuem fácil acesso aos transportes públicos, escolas, restaurantes, shoppings e hospitais são sempre os melhores investimentos pois são constantemente valorizados. Contudo, por causa do barulho é importante que esses atrativos fiquem a cerca uma quadra de distância.

Se o imóvel residencial for em um condomínio, caso ofereça área de lazer, salão de festa, academia e outros atrativos, o imóvel se valoriza tanto para a compra quando para o aluguel.

Já se você deseja investir em um imóvel comercial, deve considerar se há vocação comercial no local que você deseja adquirir o imóvel, e se a localização é de fácil acesso.

Ninguém vai querer alugar uma sala comercial que possui uma localização de difícil acesso, por exemplo. Imóveis que possuem vaga para estacionamento para os clientes também tendem a ser mais valorizados.

Fique atento:

Problemas como alagamentos de ruas, falta de pavimentação de ruas e insegurança contribuem para que os imóveis tenham depreciação de preço, e devem ser levados em consideração na hora de você escolher um imóvel para investimento. Afinal, o comprador ou locatário vai levar em consideração esses fatores antes de fechar negócio.

Para investidores inexperientes, pode ser interessante contar com a assessoria de um corretor ou imobiliária com conhecimento na região para lhe ajudar na escolha de um bom imóvel.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta