JVF Empreendimentos Imobiliários

Blog

5 dicas para definir a melhor localização do imóvel

melhor localização imóvel
Compartilhe

Quando decidimos comprar um novo lugar para morar é preciso muito cuidado ao escolher uma localização do imóvel. É necessário ponderar a segurança, preço, trânsito e uma série de fatores que vão somar na sua escolha.  

Para avaliar esses e outros quesitos, sem se enganar, é preciso estar atento. Vamos te dar algumas dicas importantes na escolha da localização do imóvel. Para que você não se arrependa e esteja seguro na hora da compra. Fique atento aos seguintes pontos:

Dica 1 – Vias de acesso

Antes de qualquer coisa, busque saber se o imóvel que deseja comprar está localizado perto de principais vias da cidade. Quando a localização do imóvel fica perto de grandes vias de acesso da cidade é um ponto positivo. A facilidade de chegar em casa, depois de um dia cansativo de trabalho, sempre é uma vantagem. Verifique se existem, por perto, linhas de metrô, ônibus e/ou pontos de táxi.

É importante, também, calcular o tempo médio que será gasto para chegar até seu trabalho, escola dos filhos e outros lugares que você frequenta regularmente. Quando esses trajetos são muito longos, é melhor reavaliar se vale a pena. O gasto com viagens diárias não pode ser algo que te atrapalhe.

Dica 2 – Comércio e os serviços por perto

Procure saber sobre os serviços e comércios da região. Verifique se a localização do imóvel está perto de supermercados, padarias, agências bancárias, restaurantes, academias, etc.  Se estiver, está ótimo. Isso, também, ajuda a calcular o gasto com deslocamento.

Lugares que ajudam a tornar as tarefas do seu dia a dia mais práticas, são sempre vantajosos, economiza tempo e dinheiro. É ideal observar se são lugares que você pode ir a pé, sem problemas, para não ter que tirar o carro da garagem várias vezes ou carregar sacolas pesadas por um longo trajeto.

Dica 3 – Tranquilidade

Valorizar a tranquilidade na localização do imóvel é indispensável. Ter um apartamento em área comercial tem suas vantagens, mas é preciso prestar atenção no barulho que esse local proporciona. Observe o quanto de barulho você escuta dos cômodos e avalie o quanto consegue suportar.  Pense nas suas noites de sono e considere morar em ruas mais tranquilas e localizações mais residenciais.

Dica 4 – Segurança

Algo que não pode deixar de ser bem avaliado em relação a localização do imóvel é a segurança. Morar em local seguro evita preocupações e estresse no seu dia a dia. Verifique se o imóvel está localizado em uma área segura e bem iluminada. É importante avaliar, também, se existe policiamento regular.

As opiniões de moradores mais antigos, amigos que conhecem o bairro e comentários na internet são formas de você pesquisar mais sobre o local para ter certeza sobre sua reputação e evitar futuros problemas.

Dica 5 – Crescimento do bairro

Ao avaliar os pontos para uma boa localização do imóvel não se pode esquecer que essa compra será um investimento. Para isso, é preciso observar se o local tem possibilidade de crescer e se valorizar ao longo do tempo.

Esse crescimento pode ser representado através de novas construções, estações de ônibus, parques, shoppings, etc. Um bairro que se moderniza causa um impacto direto no valor de seus imóveis. Caso um dia você queira vender isso contará como um ponto positivo para você. A valorização de um bairro faz ele se tornar um bom local para viver.

Essas dicas são importantes para te ajudar na hora de procurar uma localização do imóvel ideal para você, mas isso não significa que será rápido. O processo é demorado, é preciso estar disposto a pesquisar e avaliar bem antes de tomar uma decisão de compra.

Quanto mais você se dedicar na procura, menor a chance de se arrepender depois. A escolha de um apartamento é um momento muito importante e você não vai querer errar, não é mesmo?

Agora que você já sabe como escolher a localização do imóvel perfeito para você. Já está na hora de avançar mais uma etapa! Baixe nosso eBook com o Checklist preparatório para comprar um apartamento.

Deixe uma resposta