JVF Empreendimentos Imobiliários

Blog

7 dicas para você escolher o melhor bairro para morar

Compartilhe
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Mudar de casa é uma decisão muito importante em que é preciso avaliar diversos fatores. Neste texto, iremos dar dicas de como escolher o melhor bairro para morar.

Comprar ou alugar um imóvel é uma decisão de longo ou médio prazo, levando em consideração que devido aos transtornos de uma mudança, as pessoas tendem a querer passar um tempo maior no local que escolhem morar.

A seleção do bairro, em geral, é o primeiro ponto a se considerar na hora de comprar ou alugar um imóvel. Assim, é preciso que você pondere a rotina e necessidades de sua família, além de questões como segurança, infraestrutura, acessibilidade e etc.

Vale ressaltar que a escolha da localização corresponde em média a 25% do valor de um imóvel. Assim, se você vai comprar imóvel, o fato de ele ter uma localização estratégica é a garantia de bons negócios e tendência de valorização.

Além disso, a escolha do local de sua moradia vai estar diretamente ligada à sua qualidade de vida e de sua família. Por isso, deve ser algo feito com muita cautela para que depois não haja frustração;

A seguir, preparamos 7 dicas de como escolher o melhor bairro para morar:

1. Coloque no papel o que você imagina como melhor bairro para morar

Faça uma lista de todas as suas expectativas e coisas que você gostaria que tivesse no bairro que você vai morar.

Esta é uma forma de não fazer uma má escolha e acabar se frustrando ao e mudar, pois ao anotar o que deseja você poderá visualizar melhor aquilo que está procurando e avaliar se o local escolhido atende às suas necessidades e expectativas.

2. Os atrativos dos bairros autossuficientes

Ter que pegar ônibus ou carro toda vez que precisar de algo é realmente um transtorno.

A melhor opção é você ter acesso a diversos bens e serviços a um passo de casa. Por isso, escolher bairros autossuficientes possui muitas vantagens, além de valorizar o imóvel.

Assim, enquanto estiver procurando melhor bairro para morar, avalie se há nas proximidades supermercados, padarias, lojas, pontos comerciais, restaurantes e entre outras facilidades.

3. Atente para a infraestrutura do local

É preciso que você avalie toda calçamento, sistema de recolhimento de lixo, abastecimento de água e saneamento.

Sendo assim, é importante fazer perguntas do tipo:

  • Quando chover, terei problemas com alagamento?
  • As vias são acessíveis, pavimentadas e bem conservadas?
  • Tenho opções fáceis e diversificadas de transportes público?
  • Consigo ir facilmente a outros pontos da cidade?

Com essas respostas você vai saber se está optando pelo melhor bairro para morar.

4. Avalie a segurança

Nos dias de hoje, a segurança é um ponto importantíssimo para a escolha do melhor bairro para morar, ainda que seja em condomínio fechado.

Assim, avalie se o bairro é seguro, possui policiamento, rondas de seguranças, sistema de monitoramento de câmeras e alarmes, se é movimentado, principalmente durante a noite, e se possui iluminação pública.

Esta preocupação vai fazer com que você se sinta mais seguro e confortável com o lugar em que vai morar.

5. Converse com os vizinhos

Procure saber com quem já mora no local sobre as vantagens e desvantagens do bairro em relação à acessibilidade, segurança e infraestrutura. 7 dicas para você escolher o melhor bairro para morar

Pergunte se a pessoa está satisfeita em morar lá ou se pudesse se mudaria.

Por estar pedindo a opinião de alguém que não está interessado em vender ou alugar um imóvel, certamente você irá coletar opiniões sinceras sobre a localidade.

 

Além disso, nessas conversas, você vai saber um pouco mais sobre o estilo de vida das pessoas que moram na localidade e se o mesmo se adapta ao seu.

6. Pondere sua rotina e estilo de vida

O mais recomendado é que você opte por um bairro que facilite a sua rotina e de todos os outros moradores.

Por exemplo: É próximo e de fácil acesso ao seu trabalho? É próximo à escola de seu filho?

Dessa forma, você vai poupar tempo em trânsito, pois estará mais próximo dos lugares que costuma ir diariamente.

É interessante também avaliar seu tipo de vida. Ou seja, se você prefere um bairro familiar mais tranquilo, ou um local que seja mais badalado com um bairro universitário ou próximo ao centro comercial.

7. Visite o local em diferentes horários e dias

Uma rua pode mudar completamente durante o dia ou noite ou em finais de semana.

Por isso, visite o local em horários e dias diferentes para saber como é o movimento, a questão do barulho, trânsito e iluminação.

Dessa forma, você vai ter mais certeza se o local se adequa às suas expectativas.

Agora que você já sabe como escolher o melhor bairro para morar, baixe nosso Checklist de como comprar um apartamento e fique por dentro de mais dicas valiosas para esse momento tão importante da sua vida!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta