Localização do imóvel: como escolher a melhor?

localização do imóvel

Na hora de comprar um imóvel, a localização é um dos principais pontos a se levar em consideração. Seja para o investimento ou para moradia, a localização do imóvel deve atender às demandas do comprador e de sua família e se configurar em um investimento lucrativo. Caso contrário, as chances de arrependimento da compra e conflitos são grandes.

Sabemos que a compra de um imóvel costuma ser um investimento em um bem para longo prazo. Ou seja, ninguém compra uma casa ou apartamento pensando em passar pouco tempo e se mudar logo.

Ter a localização do imóvel em um lugar ruim, ainda que o imóvel em si seja bom, é uma decisão bastante arriscada, que pode se tornar lucrativa em longo prazo caso o local se desenvolva e com o tempo ganhe uma boa estrutura, mas também pode acabar tendo graves consequências financeiras.

São comuns os casos em que os proprietários desse tipo de imóvel, ao se arrepender da compra e querer repassar o bem, não conseguirem recuperar o investimento de capital feito, ainda que em longo prazo. Isto que acaba sendo um transtorno e gerando insatisfações.

Este tipo de transtorno pode ser facilmente evitado se o comprador fizer uma pesquisa mais detalhada no imóvel e no bairro em que ele está localizado antes da compra.

Para se ter uma ideia da importância deste ponto, a localização influencia em cerca de 25% no valor de uma propriedade imobiliária. Além disso, quanto melhor for a localização do imóvel, mas ele irá ser valorizado ao longo dos anos.

Neste sentido, fatores como segurança, acessibilidade de transporte, estrutura do bairro, tranquilidade e entre outros, são imprescindíveis para que a família tenha uma boa qualidade de vida na moradia escolhida.

Fazer uma boa escolha em relação também evita que o comprador se arrependa no futuro, tendo em vista que o processo de compra, aluguel e mudança e um imóvel para o outro nem sempre é simples.

Pensando nisso, preparamos 8 dicas para lhe ajudar a fazer uma boa escolha da localização do imóvel:

1. Avalie a segurança da localização do imóvel

Com a crescente violência que assola as grandes e pequenas cidades, a segurança é certamente o primeiro item a ser levado em conta quando se busca um imóvel.

Por isso, antes de fechar qualquer negócio pesquise com atenção esse aspecto no bairro em que o imóvel está localizado.

Imóveis localizados em condomínios fechados são bastante procurados e valorizados justamente por contarem com segurança 24h, com monitoramento de câmeras, cerca eletrificada e equipe especializada.

Esse serviço acaba sendo mais em conta para o proprietário do imóvel, pois é rateada entre todos os moradores e inclusa na taxa de condomínio.

Ainda que você adquira uma propriedade em um condomínio fechado, é preciso que se avalie se o bairro em que o condomínio está localizado é seguro.

Você pode fazer isso analisando se a área possui policiamento constante, se é movimentada, conversando com os moradores da região e visitando o local em diferentes horários do dia e diferentes dias da semana.

Na internet, é possível ainda buscar informações acerca dos índices de criminalidade na região, pesquisando se há muitas notícias de latrocínios, roubos e furtos na região.

2. Pesquise a estrutura de bens e serviços do local

Um bairro que é provido de uma rede dos mais diversos estabelecimentos que fornecem bens e serviços é algo que facilita a vida do morador e valoriza a localização do imóvel.

Isso porque, faz com que as pessoas não precisem se deslocar grandes distâncias quando precisam de algo.

Pesquise se no entorno do imóvel se há supermercados, shopping centers, farmácias, padarias, restaurantes, lanchonetes, feira de hortifrútis, lavanderia, lojas, academias de ginástica, escolas, pet shop, hospitais, clínicas e etc.

Certamente, a facilidade de acesso a bens e serviços essenciais fará com que o comprador se sinta mais confortável e satisfeito em relação ao imóvel escolhido.

3. Faça um estudo do acesso ao transporte e vias de circulação

Se você ou algum membro de sua família depende de transporte público, é extremamente importante avaliar se a localidade escolhida possui fácil acesso.

Dessa forma, observar se há mais de uma linha de ônibus que pode ser usada para se chegar ao local e estações de trem ou metrô é fundamental.

É importante também checar atentamente como são as vias de circulação e o tráfego para se chegar ao local. Afinal, ninguém gosta de perder muito tempo em grandes congestionamentos.

Para saber se está fazendo um negócio que irá facilitar sua vida, faça um cálculo aproximado do tempo que levará para se deslocar aos locais que costuma ir com frequência. Isso pode ser feito em aplicativos e programas virtuais que utilizam gps.

Com isso, é possível ponderar se será viável a escolha por este imóvel.

4. Avalie se o bairro é barulhento

A tranquilidade é extremamente importante para seu bem-estar no imóvel novo.

Por isso, é essencial que, antes de fechar o negócio, o comprador atente para o barulho das redondezas.

Se o imóvel ficar próximo a vias de tráfego intenso, por exemplo, é possível que o barulho seja um grande incômodo. O mesmo ocorre com imóveis próximos a bares e estabelecimentos de festas.

Por isso, é fundamental que você visite o local em horários e dias diferentes. Isso lhe dará uma noção real de como é a vizinhança do imóvel que você pretende adquirir.

5. Considere o perfil dos moradores

Para que você não se sinta deslocado, é fundamental analisar antes se você e sua família se enquadram no perfil dos moradores do bairro.

Por exemplo: Para quem gosta de uma vida mais tranquila, pode ser um verdadeiro incômodo morar em um centro comercial com a rotina extremamente agitada.

6. Veja se há áreas de lazer próximas

Para que se tenha uma boa qualidade de vida, é essencial que próximo à sua casa tenha boas opções de lazer, como praças e parques, que são ótimos para a prática de exercícios físicos e atividades ao ar livre.

Essa necessidade se amplifica se você tiver crianças na família.

7. Considere a ventilação e iluminação

Morar em um lugar bem iluminado e ventilado é de extrema importância tanto para o bem-estar quanto para economia no consumo de energia elétrica.

É importante analisar a incidência do sol no imóvel, se é muito calor, muito frio ou úmido.

8. Avalie as condições das vias

Além de considerar a questão de trânsito para chegar e sair do imóvel escolhido é preciso avaliar também as condições das principais vias que estão no entorno.

Isto é, se as vias são pavimentadas, a questão do saneamento, se quando chove alaga e etc.

Este é um fator de extrema importância no que diz respeito a acessibilidade ao imóvel.

Considerações Finais

Comprar um imóvel não é um processo simples. É preciso que a escolha não seja feito por impulso e que muita pesquisa seja realizada até que se tenha certeza de que está fazendo o melhor negócio.

Vimos o quanto à localização do imóvel é fundamental na hora dessa escolha. Por isso, recomenda-se paciência e que se busque um imóvel em um local que melhor atenda suas necessidades.

Esse cuidado, certamente, fará com que você tenha uma melhor qualidade de vida, o que é extremamente importante levando em consideração o estresse e correria tão comum das grandes cidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *