Investir em imóveis: Como fazer da maneira correta

Investir em imóveis é uma dica financeira muito valiosa e que se mantém ao longo dos anos como uma aplicação de capital vantajosa e segura.

Isso porque, o investimento imobiliário se configura como uma aplicação tradicional segura.

Certamente, um dos principais objetivos do investidor de imóvel é formar um patrimônio e, dessa forma, ter uma segurança financeira. Essa segurança pode ser conseguida a partir do aluguel (renda passiva) ou venda. Isto é possível devido a constante valorização dos imóveis.

Além disso, o déficit imobiliário brasileiro, isto é, o fato de que não há moradias para toda a população, faz com que sempre haja procura por imóveis, seja para moradia, trabalho, lazer e etc.

Como fazer o investimento em imóveis

O mercado imobiliário é bastante diversificado e atende os mais diversos perfis de investidores.

Muita gente não sabe, mas é possível até mesmo entrar em um investimento imobiliário com pouco dinheiro.

Confira 5 formas de investir em imóveis:

Investimento em imóveis usados

Se você possui um capital disponível para investimento, pode comprar um imóvel usado e reformá-lo. Em um curto período de tempo, é possível recuperar o capital investido neste imóvel e ter ainda uma boa margem de lucros;

Investir em imóveis na planta

Neste tipo de negócio, o investidor paga parte do valor de um imóvel que ainda vai ser construído. Cerca de dois anos depois, quando o empreendimento está pronto, é possível vender com uma boa margem de lucro (cerca de 40%).

Este é um tipo de investimento em que é possível começar com pouco dinheiro. Já que a maioria das vendas ocorre a partir de financiamento.

Investir em imóveis para alugar

Viver de renda é o sonho de muitas pessoas e isso é possível com o aluguel de imóveis.

Certamente, esta é uma das formas mais populares de se investir no mercado imobiliário. O investidor continua com seu patrimônio e mensalmente recebe uma renda do aluguel.

Há diversos tipos oportunidades para o aluguel, como salas comerciais, casas de praias, kitnets e etc.

Comprando terrenos para a construção

Investir em terrenos para a construção de imóveis para alugar ou vender é muito vantajoso, pois quando se compra um imóvel já construído, ainda que antigo, está se pagando também por sua estrutura.

Dessa forma, quando o próprio investidor faz a construção, os lucros são mais significativos. Este é o tipo de investimento predileto de investidores experientes.

Fundos de Investimento Imobiliário

Este é o tipo de investimento ideal para aqueles que desejam investir em imóveis, mas não dispõe de capital significativo disponível.

Isso é possível, pois as construtoras comercializam uma parte do imóvel (empreendimentos comerciais, shopping centers, hospitais e etc.) em cotas.

O investidor compra uma ou mais cota de empreendimentos e recebe um valor proporcional ao aluguel deste imóvel mensalmente.

As cotas podem ser negociadas pela Bolsa de Valores em um mercado bastante parecido com as ações.

O investidor pode tanto comprar quanto vender pelo home broker de sua construtora.

A falta de burocracia e a facilidade desse tipo de investimento têm conquistado muitos adeptos. Outra vantagem desse tipo de investimento é a liquidez, tendo em vista que um imóvel não é vendido rapidamente.

O que o você precisa saber para Investir em imóveis

O investimento em imóveis é bastante atraente por unir dois pontos: segurança e lucratividade.

Comprar um imóvel é algo que não pode ser feito de qualquer jeito e alguns pontos devem ser levados em consideração.

Confira 7 dicas investir em imóveis com sucesso:

1. Faça uma análise do mercado financeiro antes de Investir em imóveis

Para não perder dinheiro com o investimento imobiliário, é preciso enxergar as oscilações do mercado de forma estratégica.

Um bom investidor deve compreender o momento mais lucrativo de comprar e vender imóveis.

Em momentos de desvalorização do mercado, se enxerga oportunidades para aumentar o patrimônio e comprar imóveis a preços menores.

Já quando o mercado está em alta, os preços tendem a aumentar. Essa é a oportunidade para vender imóveis e obter uma maior lucratividade.

2. Valorize a localização antes de Investir em imóveis

A localização é um fator fundamental na hora de adquirir um imóvel para o investimento.

Para se ter uma ideia, uma boa localização corresponde a aproximadamente 25% do valor do imóvel.

Comprar um ótimo imóvel em um local em que a localização não é muito boa é um investimento de grande risco.

Em alguns anos, com a expansão das grandes cidades, é possível que a localização passe a ser boa. Contudo, caso isso não ocorra, o investidor pode até mesmo não conseguir recuperar o capital da compra do imóvel.

Ter um imóvel bem localizado é a garantia de que será um patrimônio tende a se valorizar ao longo dos anos.

Alguns fatores influenciam para a escolha da localização como: infraestrutura do bairro (grande quantidade de estabelecimentos próximos ao imóvel), fácil acesso, segurança, abundância de transportes públicos, proximidade de áreas centrais e regiões nobres e etc.

Por isso, sempre é bom pesquisar o valor do m² na região em que você pretende comprar o imóvel para investimento.

3. Mantenha seu imóvel valorizado

Os imóveis precisam de cuidado e constante manutenção para ser atrativo tanto para a venda quanto para o aluguel.

Nesta perspectiva, é de vital importância que o proprietário mantenha o imóvel sempre com boa aparência, o que inclui cuidados com a pintura, instalações em ordem e a áreas externas com o tratamento adequado.

Se considerar um bom negócio, uma reforma e modernização da estrutura também ajudam na valorização do imóvel.

4. Conte com ajuda profissional antes de Investir em imóveis

Quem deseja investir em imóveis e ainda não possui muita experiência, a ajuda de um profissional experiente ajuda para que você tenha um maior retorno do dinheiro investido.

Busque uma imobiliária de confiança e isso fará com que você não tenha de lidar com trâmites burocráticos de uma venda ou locação pagando uma porcentagem pequena para isso.

O corretor possui experiência necessária para lhe orientar sobre valores, localização, reformas e etc.

5. O valor de um imóvel depende de seu uso

Muitos imóveis são subutilizados e não rendem todo o seu potencial.

Por exemplo: há imóveis que são usados para fins comerciais que renderia muito mais se fossem transformados em imóveis comerciais, e vice e versa.

Um bom investidor deve ser capaz de identificar o perfil imobiliário do local em que seu imóvel está localizado e, com isso, lucrar mais.

6. Use a razão para investir em imóveis

A maioria das pessoas compra um imóvel usando a emoção. Isso é muito válido quando você está buscando um imóvel para morar, já que estar desconfortável em seu lar é um problema.

Entretanto, no caso de um investimento imobiliário, o mais sensato é usar a razão na hora de escolher, pensando na propriedade que possui maior potencial lucrativo.

Um imóvel adquirido para investir, não precisa ser bonito ou está localizado em um bairro que você goste, o mais importante é que seja uma fonte de lucros.

7. Não caia em ciladas

Atualmente, há em todo o Brasil milhares de ações judiciais contra construtoras, incorporadoras e imobiliárias.

As razões são diversas e a maioria dos problemas poderia ser evitada se as pessoas pesquisassem antes a respeito da reputação das empresas imobiliárias.

É preciso investigar a procedência e a seriedade da empresa antes de fechar qualquer negócio. Atualmente, a internet é uma ótima ferramenta de pesquisa e acesso a informações, que certamente darão uma maior segurança na compra do imóvel para investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *