Desvantagens de morar de aluguel. Veja as principais

As desvantagens de morar de aluguel são muitas. Contudo, o aluguel de imóveis sempre vai existir devido ao déficit habitacional que diz respeito à quantidade de pessoas sem moradia do país.

A moradia é uma necessidade básica e a casa própria é o sonho de milhares brasileiros. Infelizmente, por diversos motivos, muitas pessoas ainda não conseguiram realizar esse desejo e vivem de aluguel.

O aluguel acaba satisfazendo uma necessidade imediata de moradia. Mas, a grande maioria das pessoas que moram de aluguel não fazem isso por opção, mas por necessidade.

Confira a seguir as principais desvantagens de morar de aluguel:

1. Perda do dinheiro

Certamente, esta é uma das grandes desvantagens de morar de aluguel, pois como a locação só resolve temporariamente uma demanda de moradia, o dinheiro pago mensalmente não está sendo investido em um patrimônio, ou seja, quando você deixar o imóvel vai perder todo o capital que pagou por anos.

Isso não aconteceria, por exemplo, se você estivesse pagando o financiamento de um imóvel, pois mesmo que sejam muitas parcelas, ao final você terá um imóvel em seu nome ou ainda poderá repassar o financiamento e ter uma parte do valor de volta.

2. Você pode ser forçado a se mudar

Outra grande desvantagem do aluguel é que você não possui uma estabilidade de moradia.

Isso porque, o locador pode pedir o imóvel ao final do contrato, que geralmente é de um ano, o que pode gerar transtornos ao fazer com que você passe por todo o processo de mudança novamente e a busca por um novo imóvel.

3. O aluguel pode aumentar de valor

Você possui uma parte do seu orçamento comprometida com o custo do aluguel. Entretanto, ao final do contrato, o locador pode decidir reajustar o valor do imóvel acima da inflação. Isso porque, quem mora de aluguel está sujeito ao ajuste inflacionário, que em tempo de crise financeira costuma subir.

O aumento do aluguel pode fazer com que o preço a ser pago fique além do que você pode pagar ou ainda comprometer ainda mais o orçamento mensal da família, causando muitos transtornos.

4. Dificuldade em fazer mudanças estruturais

Além disso, ao morar em um imóvel alugado, você não poderá fazer mudanças estruturais para o seu bem-estar na moradia. Essas mudanças podem até ocorrer com a autorização do locador, mas certamente não será vantagem para você investir em um imóvel que não é seu.

Até mesmo se o imóvel precisar de manutenção, você precisará entrar em contato com o proprietário para resolver o problema.

Vantagens do aluguel de imóvel

Morar de aluguel possui apenas desvantagens? Não. A depender do caso, é raro, mas o aluguel pode ser sim uma boa opção.

Isso mostra que nem sempre pagar aluguel pode ser sinônimo de “jogar dinheiro fora”, mas sim a melhor opção para determinado momento.

Veja a seguir algumas situações em que o aluguel pode ser vantajoso:

1. Maior mobilidade

No aluguel, é possível a mudança sem que seja preciso a vender o imóvel e acabar sofrendo com a desvalorização do mercado imobiliário.

Se você está em morando em uma cidade para trabalhar ou estudar por um tempo determinado, certamente o aluguel será a melhor opção.

2. Menor custo com a manutenção do imóvel

Ao alugar um imóvel, a sua preocupação será com o aluguel, já a manutenção estrutural serão as obrigações do proprietário.

Em caso de você fazer obras no imóvel, os custos devem ser descontados do valor do aluguel.

3. Opção viável enquanto se economiza dinheiro

A depender do valor do aluguel do imóvel, é possível guardar capital para dar uma entrada maior em um imóvel. Sabendo que quanto maior a entrada em um financiamento, menor será o tempo de pagamento e o valor das parcelas.

Para isso, basta optar por um imóvel menor e que tenha um valor de aluguel condizente que não comprometa o seu orçamento.

4. Moradia independente para quem compra imóvel na planta

Se você está comprando um apartamento na planta e quer a independência imobiliária, o aluguel acaba sendo uma boa opção até que as chaves do empreendimento sejam entregues.

Em geral, os imóveis na planta demoram de dois a três anos para serem entregues.

As vantagens de sair do aluguel e comprar um apartamento

Sabendo das vantagens e as desvantagens de morar de aluguel, certamente se você tem um capital guardado, seja de economia ou do FGTS, vale a pena pensar e começar a estudar possibilidades de um financiamento que possibilidade sair do aluguel e a compra de um imóvel que atenda as suas necessidades e de sua família.

Caso não possuía dinheiro suficiente para dar entrada no financiamento, você pode começar a economizar ou ainda conferir junto ao seu banco as condições para ter crédito aprovado.

Listamos as principais vantagens de fazer o financiamento de imóvel. Confira:

1. Construção de patrimônio

A maior vantagem de adquirir um imóvel é que se constitui um bem durável que poderá passar de gerações.

Em um financiamento, a parcela paga mensalmente retorna para você de forma gradativa até que o valor total seja pago e o registro do imóvel fique em seu nome.

2. O imóvel se valoriza com os anos

É bastante comum que os bens imobiliários se valorizarem com o passar dos anos. Não é a toa que a compra de imóveis se constituem na opção mais segura e lucrativa no que diz respeito a investimentos financeiros tradicionais.

Assim, se você desejar vender o imóvel, irá lucrar com a valorização do mesmo. Além do mais, construções e melhorias no imóvel só agregam ao valor do mesmo, sendo também um investimento.

3. Pagamento fixo das parcelas

No financiamento, além de se tornar proprietário, você não fica a mercê das variações do aumento do aluguel. As taxas de reajuste anual já estarão previstas no contrato, não causando sustos e imprevistos no orçamento.

E caso você queira ou precise se mudar para outra cidade, há ainda a possibilidade de passar o financiamento para outra pessoa e recuperar uma parte do dinheiro investido.

4. Existência de financiamentos populares

Atualmente, há também algumas opções de financiamentos populares, como o programa federal Minha Casa Minha Vida, com taxas de juros baixas para quem não está em busca de imóveis muito luxuosos.

Esses tipos de financiamentos são facilitados principalmente por bancos estatais. Vale a pena pesquisar essas opções para a compra de um imóvel.

5. Poucas alterações contratuais

O contrato de um financiamento permanece inalterado a cada três anos. Assim, basta fazer o planejamento financeiro corretamente para conseguir conquistar o sonho da casa próprio.

O ideal é que você tenha na poupança pelo menos o valor de três parcelas do financiamento para que em caso de algum imprevisto, como a perda de emprego, por exemplo, você ter tempo de reorganizar o orçamento sem precisar comprometer o pagamento das parcelas do imóvel.

Como chegar a melhor opção

Após ponderar todos os aspectos do aluguel e compra de imóveis, vimos que, na maioria das situações, comprar uma casa ou apartamento acaba sendo uma opção mais vantajosa e lucrativa. Além de dar maior comodidade e bem-estar para você e sua família.

Você está em busca de um bom apartamento e sem preços exorbitantes e deixar as desvantagens de morar de aluguel para trás? Em Salvador, a JVF Empreendimentos possui apartamentos de ótimo padrão que cabem no seu bolso. Vale a pena conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *