JVF Empreendimentos Imobiliários

Blog

Comprar um apartamento na planta: 10 dicas para assinar o contrato

Compartilhe
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Comprar um apartamento na planta tem se configurado uma ótima opção para quem está em busca de um imóvel.

Se você pode esperar até o imóvel ficar pronto, as vantagens são muitas, como: opções de financiamento mais flexíveis, imóvel com construção nova, potencial de valorização e entre outros.

Além disso, você pode se planejar com mais calma para mudança e até mesmo fazer mudanças na estrutura do apartamento enquanto está sendo construído.

A seguir, confira 10 dicas para você comprar um apartamento na planta antes de assinar o contrato:

1. Pesquise a idoneidade da construtora

É extremamente importante verificar a reputação da construtora responsável pelas obras do imóvel para saber se eles possuem histórico de atraso ou outros contratempos que podem lhe trazer.

Assim, é possível fazer pesquisas se a construtora está sendo processada por outros compradores.

É interessante também conversar com pessoas que compraram imóveis da construtora para saber se houve algum tipo de problema, se a obra foi feita de forma e com materiais adequados e sem atrasos decepções, assim quando você for comprar um apartamento na planta, você saberá exatamente de quem está comprando.

2. Atente à documentação do imóvel

Todas as características do imóvel a ser construído devem constar no memorial descritivo e Registro de Imóvel.

É essencial analisar com muita cautela, quando for comprar um apartamento na planta, o que está descrito nos documentos do imóvel, pois lá vai constar detalhes, como os tipos de materiais usados na obra e liberações para a construção.

3. Guarde tudo por precaução

Folhetos, e-mails trocados, fotos da maquete… Tudo pode servir de prova do que a construtora lhe prometeu e pode ser usado em caso de haver algum problema que seja necessário entrar com um processo judicial.

Por isso, tenha um arquivo para organizar tudo que está relacionado ao empreendimento e mantenha consigo até mesmo alguns anos após a entrega das chaves.

4. Não subestime a maquete

A maquete não é mera decoração, mas serve para você ter uma ideia e visualizar melhor onde vai morar.

Por isso, é importante analisar com cautela, pois na maquete há muitas informações, como a rosa dos ventos, que faz com que seja possível prever como o sol irá bater no seu imóvel ao longo do dia.

Comprar um apartamento na planta: 10 dicas para assinar o contrato

Por isso, não se esqueça de pedir ao responsável pela venda explicações detalhadas sobre a maquete antes de comprar um apartamento na planta.

5. Não compre o primeiro imóvel que encontrar

Você pode achar que está fazendo um ótimo negócio, mas lembre-se que os vendedores são treinados para lhe convencer a comprar o imóvel.

Por isso, quando for comprar um apartamento na planta, não compre o primeiro que aparece e faça muitas pesquisas antes de concluir a compra.

O mais recomendado, é você consultar um advogado do ramo imobiliário e civil antes de tomar a decisão.

6. Evite condicionar um acontecimento à entrega do imóvel

Não é raro que as pessoas condicionem eventos importantes, como casamento e aumento da família para quando o imóvel comprado na planta for entregue.

Contudo, os atrasos na obra podem ocorrer e a falta da entrega do imóvel pode ser motivo de grande decepção.

Por isso, é preciso levar em consideração que os geralmente os contratos trazem cláusulas que preveem atrasos eventuais de até 180 dias para a entrega das chaves no empreendimento.

7. Atente as condições de pagamento

Geralmente, as construtoras dão facilidades de pagamento para quem compra imóvel na planta.

A entrada é sempre de até 30% do valor do imóvel e você recebe as chaves do imóvel enquanto está pagando o financiamento com a instituição financeira escolhida.

8. Adeque e planeje ao seu orçamento

É essencial que a mensalidade do financiamento não ultrapasse de 30% do seu orçamento mensal, pois dessa forma você não se complica na questão de acumular dívidas, que podem até mesmo fazer com que você perca o imóvel.

Faça simulações de financiamento em instituições financeiras para saber o valor médio das parcelas e quanto você pode reservar de sua renda para assumir esse compromisso.

É importante também ter uma reserva financeira para que no caso de um imprevisto, como perda de emprego, você não atrase o pagamento do financiamento.

9. Economize antes de comprar um apartamento na planta

Quanto maior a entrada que você der no imóvel, menor serão as parcelas, o tempo de financiamento e os juros cobrados.

Por isso, vale a pena fazer um planejamento para economizar por um tempo para dar uma entrada maior no empreendimento na planta.

10. Trace seu perfil de comprador

Em sua busca, você vai se deparar com anúncios de imóveis maravilhosos, mas que não se adequam ao seu perfil ou necessidades da sua família, seja pelo tamanho ou pelo valor que está além do seu orçamento.

Por isso, é importante fazer uma lista de coisas que você prioriza para a compra de um imóvel na planta e buscar empreendimentos que atendam essa necessidade.

Agora que você já está por dentro de nossas dicas de como comprar um apartamento na planta, baixe nosso Checklist como comprar um apartamento para ver mais dicas sobre compra de apartamentos.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta