JVF Empreendimentos Imobiliários

Blog

Como economizar para comprar um apartamento

Compartilhe
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Se você deseja realizar o sonho da casa própria, saiba que economizar é o primeiro passo para alcançar seu objetivo. A compra de um imóvel é um marco na vida de qualquer pessoa e traz consigo estabilidade financeira e, como principal vantagem, a geração de um patrimônio que só tende a valorizar ao longo dos anos.

Muitas pessoas têm dificuldade para economizar, pois não sabem diferenciar as necessidades dos gastos supérfluos. Com isso, acabam gastando mais do que precisam e passam anos pagando aluguel.

Com a crise econômica, as pessoas se adaptam na busca de novos hábitos financeiros. Essa é uma boa oportunidade para fazer planos financeiros com o objetivo de poupar dinheiro.

Como identificar os gastos supérfluos e economizar

Você pode achar que comprar uma coisa barata não irá fazer diferença. Por exemplo: Você vai ao shopping e compra uma roupa na promoção e considera que essa compra não irá fazer diferença em seu orçamento por ter tido um valor muito baixo.

Aí que você se engana, pois se somar todos os pequenos gastos, no final do mês, certamente, você terá uma quantia considerável. Se você pensar no final fim de um ano esse montante será muito mais significante.

Por isso, tudo que não seja realmente necessário deve ser cortado, como gastos com vestuário, celular, internet, festas e etc. Tudo isso, é claro, sem comprometer a sua qualidade de vida.

Faça uma análise em tudo aquilo que você pode cortar.

Veja 6 dicas para economizar nos aspectos básicos do cotidiano:

1. Economizar no supermercado

Muitos dizem que não se pode ir no supermercado com fome, pois a pessoa acaba comprando mais por impulso. Por isso, antes de ir às compras, faça um lanche em casa.

Outra dica essencial é fazer uma lista de tudo que é realmente necessário comprar e se ater à essa listagem, e não sair pegando produtos aleatórios.

Busque sempre comparar preços entre as marcas e diferentes redes de supermercado, buscando sempre aqueles com o melhor custo benefício.

2. Economizar no vestuário

O preço de uma peça de vestuário não está somente em seu valor, mas na quantidade de vezes que você irá usá-la. Não adianta você comprar uma peça que está na liquidação e não usar nenhuma vez. Isso fará com que ela saia mais cara do que uma peça de um valor maior que você usa muito e por muitos anos.

Uma boa dica para economizar com vestuário é sempre arrumar seu guarda-roupa, pois muitas vezes acabamos esquecendo aquelas peças que pouco vemos. Dessa forma, você ficará mais atento para comprar o que não precisa.

Caso você tenha roupa demais no armário. Que tal fazer um bazar? Muitas pessoas têm ganhado dinheiro com isso, e você nem precisa de muito trabalho para isso, pois pode vender suas peças até mesmo na internet.

3. Economizar com o celular, internet e TV a Cabo

Você pode pensar na possibilidade em mudar o seu plano de celular e internet para um mais barato, mesmo que seja por um tempo.

O mesmo você pode fazer com a TV a cabo. Hoje em dia com a diversidade de conteúdo na internet, pagar uma assinatura de TV a cabo tem se tornado desinteressante para muitos.

Se faça a pergunta: “Eu realmente preciso de TV a cabo?” e “Quais canais assisto?”. A partir daí, cancele sua TV ou faça um pacote personalizado com o que você realmente assiste.

4. Economizar água e energia

O racionamento de água e energia deve fazer parte de nossa vida, tendo em vista não somente as questões econômicas, mas também ambientais.

Assim, apague as lâmpadas de cômodos que não tiverem ocupados, desligue e os aparelhos sempre na tomada.

Enquanto à economia de água, busque por vazamento pela casa e pense na possibilidade de estocar água da chuva para lavar áreas externas da casa. Isso, certamente, fará você economizar no final do mês.

5. Economizar com transporte

Manter um carro é um gasto constante. Além do combustível, há os gastos com manutenção e licenciamento.

Manter seu carro sempre regulado e com a manutenção em dias, fará com que ele funcione melhor e gaste menos combustível.

Entretanto, você pode pensar em alguns dias da semana deixar o carro na garagem e sair de transporte público ou carona. Atitudes como essa farão você economizar no gasto de combustível.

6. Economizar no lazer

O lazer é algo muito importante na vida de qualquer pessoa e essencial para a saúde psicológica. Assim, você não pode cortá-lo de sua lista de gastos, mas sim prezar sempre por opções mais econômicas.

Se for fazer uma viagem de férias, por exemplo, planeje tudo previamente e prepare um orçamento para não gastar acima desse capital destinado à viagem.

Busque sempre por passeios, restaurantes e festas que você possa se divertir, mas sem gastar muito. Certamente, opções não irão faltar.

Como economizar para comprar um apartamento

Como se organizar para comprar um imóvel

Agora que você já sabe como economizar e cortar gastos supérfluos de seu orçamento, confira 3 passos que irão fazer com que você realize o sonho da casa própria:

Passo 1: Fazer um planejamento financeiro é fundamental

É de extrema importância que você faça um planejamento financeiro, que inclua aonde você está, onde você quer chegar e o que precisa fazer para isso.

Com esse planejamento, você irá compreender e visualizar melhor como seu dinheiro é gasto, bem como o que deve ser poupado e reservado para despesas que não estão previstas, como uma doença na família, por exemplo.

A partir daí, você terá a real dimensão de quanto poderá economizar para a compra de seu imóvel.

Há inúmeros programas e aplicativos gratuitos na internet para lhe ajudar no controle do orçamento e planejamento financeiro.

Passo 2: Estabeleça um foco e prioridades

Após fazer seu planejamento financeiro e ter a real dimensão do quanto você ganha e gasta, estabeleça prioridades de acordo com seu objetivo, que é a compra de um imóvel.

Estabelecer suas prioridades, cortar gastos desnecessários e buscar opções mais econômicas fará com que você pratique o que é necessário para chegar no seu objetivo e obter a estabilidade financeira desejada.

Passo 3: Busque por um financiamento para a compra de um imóvel

Se você conseguiu economizar um capital suficiente para dar a entrada em um imóvel, o financiamento é a melhor opção.

O financiamento pode ser feito a partir de instituições financeiras ou até mesmo pelas próprias construtoras.

Faça simulações de crédito em pelo menos três bancos e pondere aquele que lhe é mais vantajoso. Geralmente, é mais fácil conseguir a liberação de crédito no banco que você possui conta, já que esta instituição possui todo seu extrato e movimentação financeira.

Ao comprar um imóvel por financiamento, sua conta será com o banco não com o vendedor do imóvel.

Após o financiamento aprovado, você precisará manter o planejamento financeiro para não se enrolar com as parcelas e as taxas de juros da compra. Não é tão raro que pessoas entrem em um financiamento e com o passar dos anos não conseguirem arcar com os custos, o que pode culminar até na devolução do imóvel.

Por isso, mantenha em uma poupança uma quantia que inclua três parcelas do financiamento para que, caso haja qualquer tipo de imprevisto financeiro, o financiamento não fique prejudicado.

Assim você já sabe como economizar e o que fazer para comprar seu primeiro apartamento.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta