JVF Empreendimentos Imobiliários

Blog

Apartamento na Planta ou Pronto? Entenda as vantagens de comprar o apartamento na planta!

Compartilhe
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Ser o proprietário de um imóvel é o sonho de muitas pessoas. Você já pensou na possibilidade de comprar um apartamento na planta?

É comum ouvirmos que comprar um imóvel na planta inclui riscos. Por isso, uma grande parte daqueles que estão em busca de um imóvel ainda enxergam esse tipo de compra com certa desconfiança.

Neste sentido, o mais importante é ter um conhecimento de causa sobre o que significa comprar um apartamento na planta. Em geral, esta é uma opção de compra de imóvel perfeita para aquelas pessoas que não estão com pressa, pois a mudança não é imediata e o tempo para a entrega permite que o proprietário planeje a mudança e programe sua vida para morar no novo apartamento.

Uma grande vantagem de comprar um imóvel na planta é que você estará adquirindo uma instalação nova e com construção moderna, que não precisará de reparos e manutenção. Além disso, enquanto a construção é feita, você pode aproveitar esse tempo para pensar e cotar a decoração e mobília.

Para lhe ajudar nessa escolha, destacamos 10 pontos que você precisa saber para se decidir por comprar um apartamento na planta. Confira:

Você é parte fundamental de financiamento

Quando você escolhe comprar um apartamento na planta, precisa entender que está financiando a construção de seu imóvel. Isto é, você e os outros compradores irão pagar para que as obras sejam feitas, caso contrário, ele não ficará pronto.

O prazo de entrega de um apartamento na planta, varia, em média, de 18 a 36 meses. O prazo está ligado às opções que o apartamento oferece, como área de lazer, academia, parque para crianças, jardins e etc.

É preciso entender que a compra de um apartamento na planta é um investimento em médio e longo prazo, com entrega futura. Por este motivo, as condições de pagamento desse tipo de negócio imobiliário são facilitadas.

Estar ciente de seu orçamento é fundamental

Pode parecer um tanto óbvio, mas muitas pessoas fecham a compra de um apartamento na planta para depois descobrir que não poderão pagar.

Por isso, estipular o orçamento que você tem disponível é fundamental. Você deve fazer isso antes mesmo de começar a procura por compra de apartamentos, pois dessa forma poderá limitar suas buscas.

Fazer a simulação do crédito imobiliário é essencial para descobrir quanto o banco pode liberar para você fazer o financiamento de seu imóvel e o quanto você poderá destinar de seu orçamento mensal para o pagamento das parcelas.

Faça cálculos para saber o quanto você vai pagar pelo apartamento e atente para quais os juros que estão embutidos nas prestações.

Outro ponto importante, é atentar para o fato que custo do imóvel sofrerá reajustes de acordo com o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC). Dessa forma, o custo final do apartamento pode se elevar em até 20%.

O apartamento na planta é vendido de acordo com uma tabela em que é exibida todo o parcelamento e o valor a ser pago durante a obra.

Nesta tabela, estão descritos os reajustes previstos, que são fixados no Contrato de Compra e Venda. Atentar nos detalhes dessa tabela e nas variações que irão ocorrer ao longo do tempo, é essencial para saber se as parcelas caberão no seu bolso.

Avalie o lugar onde será o apartamento na planta

Uma ótima estratégia para avaliar a localização do imóvel que você está pensando adquirir é visitar em diferentes dias e horários a região onde será a construção. Isso irá lhe ajudar a saber como é a rotina do local e se está de acordo com o seu estilo de vida.

Se você fez uma visita no estande de vendas no domingo, por exemplo, o bairro parece tranquilo e silencioso, mas isso pode mudar durante a semana com um intenso tráfego.

Procurar saber se o local é de fácil acesso de transporte público, se é próximo a bancos, hospitais, comércio, escolas e etc. também pode influenciar em sua escolha. Se você não tiver carro, por exemplo, pode ficar complicado comprar um imóvel em um local em que há pouco tráfego de transporte público.

Por isso, conhecer os detalhes da localização de onde você vai morar é essencial para que não haja arrependimentos.

Apartamento na Planta ou Pronto? Entenda as vantagens de comprar o apartamento na planta!

Registre toda a sua negociação

Para evitar problemas no futuro, tenha uma pasta, (física e virtual), com todos os arquivos relacionados à negociação de seu apartamento na planta.

Guarde todos os folhetos, folders, faça foto da maquete, guarde os e-mails que lhe enviarem e etc.

Dessa forma, você terá respaldo se algo sair diferente do prometido, e poderá entrar com meios judiciários.

Leia o contrato com atenção

Acredite, muita gente não lê o contrato do imóvel que compra, e acaba tendo problemas depois.

É preciso ler o contrato com muita atenção, incluindo as informações com letras pequenas. Com isso, você terá a informação necessária acerca de seus direitos e deveres na negociação.

O contrato é sempre a maior segurança dos compradores.

Pesquise sobre a construtora

Pesquisar sobre a construtora responsável pela construção do empreendimento que você irá adquirir irá lhe dar maior segurança se está fazendo um bom negócio.

Busque informações acerca de outros imóveis dessa construtora e possíveis problemas já tidos.

Conversar com pessoas que já obtiveram imóveis, com a construtora pesquisada, também pode ser uma boa opção, pois você terá informações se o prazo for cumprido, a qualidade dos materiais usados na construção, se houve algum problema e etc.

Além disso, é importante uma ida ao Cartório de Registro de Imóveis onde o empreendimento está registrado para se certificar que está tudo certo, e se as características descritas pelo corretor ao lhe oferecer a venda está de acordo.

Pesquisar na prefeitura de sua cidade se há algum impedimento de construção ou no terreno em que o imóvel será feito também é uma certificação que não haverá problemas no futuro.

Tire todas as suas dúvidas antes da compra

Não tenha vergonha de perguntar e expor suas dúvidas, mesmo que elas possam parecer pequenas.

Procure saber todos os detalhes sobre as questões estruturais e construção do imóvel. Isso lhe dará uma maior segurança na compra.

Esteja preparado para atrasos na entrega da obra

Por mais séria que a construtora seja, imóveis comprados na planta estão susceptíveis à atrasos.

Por isso, para não se frustrar, evite condicionar eventos importantes em sua vida, como casamento, viagens e a chegada de um bebê, por exemplo, à entrega do apartamento.

Esteja de olho em cobranças indevidas

Para não pagar taxas indevidas, certifique-se com um advogado se esse pagamento é realmente devido e está de acordo com os valores convencionais, isto é, não são indevidos.

Evite fechar negócio por impulso

Você pode ter encontrado o projeto ideal e condições de pagamento que cabem em seu bolso, e vai parecer tentador fechar o negócio, mas você irá precisar de tempo, seja para pesquisar os pontos que ressaltamos acima, para consultar um advogado sobre os dados do contrato ou até mesmo para avaliar outras opções.

Se achar que pode perder o negócio, dê um cheque caução para reserva do apartamento, que deverá ser devolvido, no caso de você desistir da compra. Contudo, de forma nenhuma assine o contrato por impulso.

Com essas informações você fará sua escolha com segurança e fará uma compra bem-sucedida de um apartamento na planta.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta