JVF Empreendimentos Imobiliários

Blog

Alugar apartamento ou comprar: o que vale mais a pena?

comprar apto jvf
Compartilhe
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Existem vantagens e desvantagens entre alugar um apartamento em vez de comprar um imóvel. Muitos condomínios de apartamentos têm comodidades que talvez você não consiga ter caso opte por comprar uma casa, por exemplo, como piscina ou academia. A maioria desses itens está disponível para você sem nenhum custo extra pois já está incluso no valor pago ao condomínio. Geralmente, apartamentos alugados também fornecem aparelhos como geladeiras, fogões, máquinas de lavar louça e até lavadoras e secadoras.

Em relação à burocracias, para que você compre um imóvel é necessário a contratação de um seguro, e em uma locação, o único seguro exigido por um inquilino será cobrir o conteúdo da casa, enquanto todo o trabalho de manutenção na propriedade é para a conta do proprietário, como é o seguro de proprietário. Mas esse é apenas um dos aspectos que envolvem a decisão de alugar um apartamento.

Caso esteja em dúvidas entre alugar ou comprar um apartamento, listamos a seguir alguns aspectos importantes para que você possa se decidir.

Vantagens em alugar um apartamento

Financeiro

O benefício número um de morar em um apartamento é o aspecto financeiro do aluguel. O aluguel é geralmente mais barato que as parcelas de um financiamento. Além de um pagamento mensal mais baixo, como: manutenção e utilitários, geralmente são menores devido ao espaço menor.

Manutenção

Não ter a responsabilidade sobre a manutenção de itens básicos no apartamento, como: encanamento, fiação entre outros, que costuma dar dor de cabeça para aqueles que optaram por adquirir um imóvel. Os gastos para manutenção de diversos itens já estão inclusos no valor pago ao condomínio e ao responsável pelo apartamento.

Espaço interno

Os apartamentos são construídos para otimização de espaço, visto que apartamentos são espaços mais compactos para facilitar o dia-a-dia. O espaço não precisa ser tão grande ou com muito luxo, só precisa ser seguro e funcional, com cômodos básicos, como: banheiro, quarto e cozinha, mesmo que sejam espaços compartilhados porém de forma inteligente.

Comunidade

Outro grande benefício da vida em apartamento é a oportunidade de engajamento social. Embora exista um senso de comunidade nas áreas rurais e suburbanas, a proximidade da vida de apartamentos oferece um excelente ambiente para a criação de conexões de longa duração.

Curto prazo

Ao contrário de comprar uma casa, alugar apartamento é uma ótima opção de curto prazo. Decidir comprar uma casa é um sonho para toda a vida, mas você precisa morar em algum lugar enquanto trabalha para transformar esse sonho em realidade. Se você está trabalhando com crédito, economizando nas finanças ou mentalmente se preparando para a responsabilidade de possuir uma casa, um apartamento é a melhor opção.

Acessibilidade

Uma das melhores coisas sobre um condomínio de apartamentos é a proximidade de tudo que você precisa. As localizações dos centros comerciais são normalmente escolhidas pelo grupo demográfico geral de uma comunidade. Quanto maior a chance de possíveis clientes, maior a necessidade do shopping center. Não importa o que você precisa, há um shopping center nas proximidades para atender você, além de mercados, padarias entre outros pequenos comércios que atenderam à todas as suas necessidades.

Considerando todas as vantagens financeiras do aluguel e os muitos benefícios subjacentes de fazê-lo, aluguel de apartamentos são perfeitos para quem está saindo da casa dos pais ou iniciando um novo estilo de vida. Saiba mais sobre o assunto neste outro artigo aqui.

Desvantagens em alugar um apartamento

Um Locatário está sujeito às regras do contrato de locação, o que pode afetar a liberdade de usar ou renovar a propriedade. Além disso, você não pode fazer alterações em uma propriedade alugada sem o consentimento do proprietário.

Ao alugar um apartamento, muitas vezes você terá que lidar com um agente de locação que, em seguida, será a ligação entre você e o proprietário. Isso pode resultar em problemas que podem levar mais tempo para resolver. O aluguel não oferece nenhuma criação de riqueza ou retorno sobre o investimento, uma vez que a propriedade nunca pertencerá legalmente ao locatário, e, em vez disso, o Locatário poderia estar pagando o financiamento da casa própria.

Alugando um imóvel, você não terá controle sobre as flutuações anuais de aluguel que são diretamente afetadas pela inflação, onde na renovação de um contrato, a locação pode sofrer alterações consideráveis de valor. E, por fim, não há garantia de que a locação será renovada quando o contrato expirar.

Além disso, ao invés de você estar pagando por um bem que será seu, por toda sua vida, você está investindo seu dinheiro em algo que em algum momento você terá que desapegar, onde não terá o seu jeito, ou seja, não será o seu patrimônio.

Aqui no blog da JVF já abordamos em um outro artigo mais vantagens e desvantagens de alugar um apartamento. Saiba mais!

Vale a pena comprar seu imóvel!

Mesmo que o aluguel seja aparentemente mais vantajoso do que a compra de um imóvel, você precisa analisar todo o contexto, e o que se encaixa melhor no seu perfil e estilo de vida. O valor que você investe locando algo que não é seu, poderia estar sendo investido no seu próprio imóvel, sem preocupações com renovações de contrato, obras que não podem ser realizadas, entre outros problemas que a locação envolve.

Agora que você já analisou os aspectos que envolvem alugar ou comprar um apartamento, continue a pesquisa e baixe gratuitamente o checklist preparatório para comprar um apartamento!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta