JVF Empreendimentos Imobiliários

Blog

10 fatos sobre Investimento em imóveis que as pessoas NÃO SABEM

Compartilhe
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O investimento em imóveis é, certamente, um dos negócios mais lucrativos e seguros. Mas, como saber quais os melhores investimentos do ramo imobiliário?

O mercado imobiliário do Brasil está em uma rota de crescimento que possui a tendência de durar por décadas. O aumento de financiamentos imobiliários e aplicações em Fundo de Investimentos Imobiliários (FII) é a prova de que investir em imóveis ainda continua sendo lucrativo, mesmo com o atual momento de recessão e crise econômica do país.

Para lhe ajudar a investir com lucratividade, listamos 10 fatos sobre investimento em imóveis que pouca gente sabe. Confira:

Um investidor sábio sempre usa a razão

Primeiramente, é preciso visualizar o imóvel como um negócio, o que inclui um estudo detalhado dos aspectos financeiros. Essa pesquisa aprofundada irá permitir saber se o imóvel é realmente lucrativo e tem potencial.

Um imóvel destinado para investimento deve ser enxergado de forma diferente daquele que você comprar para morar ou construir um local de trabalho.

Isso porque, o imóvel para investimento deve ser enxergado como números e uma forma de lucro que acrescente em sua renda.

Assim, este imóvel pode estar localizado em um bairro que você não gosta, em um prédio que você ache feio ou uma sala escura, por exemplo. Mas, o importante é que esse imóvel dê dinheiro, seja com a venda ou com o aluguel.

Fazer uma boa compra é essencial

Se você considera que um imóvel é muito bom, pode cair na tentação de pagar por ele um preço muito alto, na esperança que ele “se pague” no futuro. Mas, isso pode acabar não sendo um bom investimento.

É preciso que você faça uma boa compra, isto é, não pague no imóvel mais do que ele vale. Para isso, você precisa saber qual o real valor do imóvel.

E como descobrir quanto um imóvel vale?

Certamente, você não vai descobrir o valor de um imóvel olhando os valores que estão sendo oferecidos para os imóveis próximos, mas sim por qual preço estes imóveis estão sendo realmente vendidos.

Já que entre o valor pelo qual o imóvel é colocado à venda e o montante que ele é efetivamente vendido após as negociações, geralmente, há uma grande diferença.

A partir daí, é preciso que você faça outras análises. Por exemplo: Se você for comprar uma sala para alugar, deve verificar o valor do aluguel de salas semelhantes no mesmo prédio.

Mas, caso você vá comprar um apartamento ou casa que precise reforma, deve calcular os custos da reforma e o valor de aluguel e venda de apartamentos no mesmo prédio.

Essas informações são muito importantes para que se tenha lucro e faça um bom negócio.

É preciso associar a localização do imóvel com o destino que você vai dar a ele

A localização é um fator essencial quando você está pensando em adquirir um imóvel para investimento.

Isso porque, a localização deve estar ligada ao fim que você pretende dar ao imóvel.

Por exemplo: Se você quer comprar uma sala comercial para alugar, não vai querer que esse imóvel seja em um bairro afastado e de difícil acesso, pois, dessa forma, será muito difícil que você consiga alguém interessado, o que faz com que o imóvel acabe se tornando um grande prejuízo.

Outro fator importantíssimo é consultar o plano diretor do município e descobrir o quanto o local pode ser construído, pois se você comprar um terreno pensando em construir um prédio, por exemplo, e descobrir depois que a área não permite esse tipo de construção vertical, a alteração de planos pode lhe causar muita dor de cabeça.

O investidor de imóveis passa a ter muita disciplina

Por se acostumar a receber aluguel mensalmente, os proprietários de imóveis passam a se organizar de acordo com essa renda que entra mensalmente.

Por exemplo: Você pode usar sua renda de imóveis para planejar as férias anual de sua família ou ainda para a compra de outro imóvel.

Um imóvel bem escolhido mantém seu valor

Se você souber escolher o imóvel que vai comprar para investimento, este negócio além de lhe gerar renda mensal ainda mantém seu valor e, muitas vezes, se valoriza mais do que a correção do capital que você investiu.

Então, dedicar um tempo para a pesquisa acerca do imóvel que você está pensando em comprar é sempre o melhor caminho.

O investimento em imóveis é um dos tipos de negócios mais seguros

Por ser um patrimônio físico, adquirir um imóvel é um dos investimentos mais seguros que você pode fazer. Isso porque, ele é de sua propriedade, e ninguém tira.

Não é como o dinheiro que você deixa na poupança, que o governo pode congelar, como aconteceu em 1990 com o Plano Collor, que buscava a estabilização da inflação, tendo como uma das medidas o congelamento das poupanças e contas bancárias.

Construir pode ser mais lucrativo do que comprar pronto

Pode parecer difícil de enxergar, mas ao comprar um imóvel já construído você pagará o custo dessa construção agregado a ele e o lucro de quem bancou essa construção, já que é óbvio que ninguém investe na construção de um imóvel para vendê-lo pelo mesmo preço que comprou.

Assim, certamente você vai lucrar ainda mais se comprar um imóvel para reformar ou um terreno e construir do que já comprar um totalmente pronto ou com reformas recentes.

Nesta perspectiva, o investimento em terrenos no entorno de grandes capitais (regiões metropolitanas), por exemplo, pode lhe trazer lucratividade garantida em longo prazo.

Isso porque, as cidades brasileiras crescem de forma horizontal, o que faz com que cada vez mais as pessoas procurem moradias em áreas afastadas.

O crescimento da construção de condomínios residenciais em áreas de região metropolitana também é algo que tem tido um crescimento constante ao longo dos anos.

Ter uma visão ampla é essencial para o negócio dar certo

O valor de um imóvel está ligado diretamente ao seu uso. O que muitos proprietários não percebem é que seus imóveis estão sendo subutilizados.

Ou seja, você pode ter um imóvel que foi adquirido para uso residencial e que é um péssimo investimento para esse fim, mas se transformado em um imóvel comercial será a certeza de lucro garantido, e vice e versa.

Por isso, é preciso buscar informações e fazer estudos para não deixar que as oportunidades sejam perdidas.

É possível investir com pouco dinheiro

Muitas pessoas acham que somente é possível investir em imóveis se tiver uma poupança considerável.

Contudo, não é preciso de muito dinheiro para começar a investir no mercado imobiliário.

Acredite, tem gente que começa a fazer investimentos sem dinheiro nenhum, a partir de imóveis financiados, comprados a partir de consórcio.

Imóveis na planta podem ser ótimos investimentos

Nos últimos anos, muitos investidores têm comprado imóveis na planta pagando somente 20% a 30% do valor para revendê-los cerca de 1 a 2 anos depois do início das obras.

Este tipo de alavancagem imobiliária, que é a estratégia usada para multiplicar a rentabilidade a partir do endividamento, é um negócio muito lucrativo.

O investimento em imóveis na planta, pode é um exemplo de investimento em imóveis que pode ser feito com pouco capital, como falamos acima.

Contudo, é preciso avaliar corretamente o imóvel a ser comprado, já que nem todo imóvel comprado na planta é realmente vantajoso para a venda antes da entrega da chave.

Com essas informações, você estará à frente daqueles que começam o investimento em imóveis de forma impulsiva. Agora é só colocar tudo em prática e aproveitar os lucros!

 

 

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta